INTERNACIONAL

Suriname recebe doação de testes rápidos de HIV e preservativos do governo brasileiro

Ação faz parte do projeto de cooperação ‘Fortalecimento do combate ao HIV/AIDS em populações-chave no Suriname’

21.12.2017 - 19:26
04.11.2022 - 10:41

O Ministério da Saúde do Brasil, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, doou 10 mil testes rápidos de HIV (fluido oral), 5 mil nesse primeiro lote, e 174 mil preservativos masculinos ao Suriname. A entrega ocorreu, nesta quinta-feira (21), no Ministério da Saúde do Suriname e contou com a presenta de autoridades brasileiras.

A ação é uma das atividades da cooperação técnica bilateral Sul-Sul em vigor entre os dois países, realizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), no âmbito do projeto "Fortalecimento do combate ao HIV/AIDS em populações-chave no Suriname”

O objetivo do projeto é fortalecer a resposta ao HIV no Suriname, priorizando duas populações-chave da epidemia: profissionais do sexo e mineiros. Situado na fronteira com o norte do Brasil, o país tem uma forte presença brasileira: é um dos principais destinos de imigrantes brasileiros na comunidade caribenha (Caricom).

Participaram da cerimônia de entrega dos insumos, o Embaixador do Brasil em Paramaribo, Laudemar Aguiar; o Ministro da Saúde do Suriname, Patrick Pengel; a responsável pela Unidade Nacional de Tratamento do HIV no Suriname, Monique Holtuin; o Adido da Defesa do Brasil no Suriname, tenente-coronel Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti; a Adida da Polícia Federal do Brasil no Suriname, Evagelina Cariné; a representante do Departamento de Cooperação Técnica da Embaixada do Brasil em Paramaribo, Gisele Stienstra.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, com informações da Embaixada do Brasil em Paramaribo.


 

Típo da notícia: Notícias do DCCI