DDAHV

Sob a liderança da Diretora Adele Benzaken, João Paulo Toledo assume a coordenadoria-geral de Ações Estratégicas em DST, Aids e Hepatites Virais do Departamento

Médico infectologista era coordenador-geral de Assistência e Tratamento desde maio

03.11.2016 - 18:19
04.11.2022 - 10:37

[node:title]O médico infectologista João Paulo Toledo é o novo coordenador-geral de Ações Estratégicas em DST, Aids e Hepatites Virais do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV).  A nomeação foi feita pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, por meio da Portaria 1.678 do Diário Oficial da União. Com a nomeação, João passa a exercer também a função de diretor substituto eventual do DDAHV.

Para a diretora do DDAHV, Adele Benzaken, a nomeação de João Toledo vai contribuir muito com o trabalho que ela vem fazendo desde julho deste ano, quando assumiu a direção do Departamento. “João desde que chegou tem demonstrado a sua excelente capacidade técnica e o seu comprometimento com o trabalho que temos realizado. Estou contente de tê-lo como diretor-adjunto”, afirmou.

Na Coordenação de Assistência e Tratamento (CAT) desde dezembro de 2014 como consultor para protocolos clínicos, manejo operacional das infeções sexualmente transmissíveis, João Paulo Toledo assumiu a coordenação-geral da CAT em maio de 2016. Ele atuou no apoio à linha de cuidado para Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA), nas reuniões para discussão dos protocolos clínicos e na elaboração de pareceres técnicos para incorporação de novos medicamentos.

No Ministério da Saúde, está desde 2014 quando assumiu como consultor técnico do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Graduado pela Unicamp em 2003 e com residência médica no Instituto de Infectologia Emílio Ribas (São Paulo, 2007), é mestre em Saúde Pública (Londres, 2013). Atuou como consultor independente, em 2008, em Angola, para ações na área de HIV/aids e prevenção da transmissão vertical a serviço do governo daquele país. Em 2009, de volta ao Brasil, trabalhou como infectologista no controle de infecção hospitalar e HIV/aids, em São Paulo. Entre outras experiências no exterior, estão as de consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para epidemias no Haiti (2010) e de consultor do PNUD na gestão de dados em HIV/aids em São Tomé e Príncipe (2013) e no controle contra a epidemia do ebola em Serra Leoa (2014).

Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Conheça também a página do DDAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/DSTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI