Saúde lança guia para uso dos sistemas de informação de tuberculose
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DCCI/SVS/MS), disponibilizou dez vídeos com orientações sobre o acesso e a utilização dos Sistemas de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITE-TB) e de Informação para notificação das pessoas em tratamento Infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (IL-TB). As peças visam apoiar usuários dos sistemas, aumentando a qualidade das informações coletadas.
De acordo com a epidemiologista Patrícia Bartholomay, coordenadora substituta da Coordenação-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (DCCI/SVS/MS), esse era um projeto antigo da CGDR. “Frequentemente recebemos solicitações de estados e municípios para capacitação de novos usuários dos sistemas. A elaboração dos vídeos tem como objetivo facilitar esse processo e disponibilizar um material que possa ser usado em capacitações ou até mesmo individualmente por usuários que tenham dúvidas em relação a alguma funcionalidade dos sistemas”, afirmou.
O SITE-TB destina-se à notificação e ao acompanhamento dos casos de tuberculose com indicação para tratamentos especiais. O sistema também possibilita a notificação e acompanhamento de casos de micobactérias não tuberculosas (MNT) diagnosticados a partir do diagnóstico diferencial de tuberculose. Já o IL-TB, é a plataforma para registro das pessoas em tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil. O sistema permite a geração de informações para o cálculo de indicadores, monitoramento e avaliação das ações de vigilância da ILTB.
Entre os temas abordados nos vídeos destacam-se a notificação e gerenciamento de casos, gestão de medicamentos (pedidos, transferências e dispensação), encerramentos, além da administração do sistema ILTB. Para acessar o SITE-TB e IL-TB é necessário estar cadastrado e realizar o login com nome de usuário e senha próprias. O acesso aos sistemas é concedido pelas Coordenações Estaduais de Tuberculose.
Acesse em: https://bit.ly/39dcWAq
SVS - Capacitações/Webinários
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis