Reunião define agenda Brasil-França para 2017
IST serão tema de seminário técnico-científico no segundo semestre; divulgação de edital para estágios estará disponível a partir de janeiro
O 24º Seminário Técnico-Científico Brasil/França será realizado no segundo semestre de 2017, com temática voltada às IST. A expectativa é que o evento seja realizado em setembro ou outubro, dependendo do acordo de datas entre as comissões dos dois países. Assim como aconteceu em 2016, em Recife, o seminário será realizado paralelamente ao Encontro Temático do Programa de Pesquisa da Agência Francesa de Pesquisa Sobre HIV, Aids e Hepatites Virais (ANRS). A definição aconteceu durante a Reunião Anual de Cooperação Brasil-França, realizada nesta quarta-feira (9), no Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DDAHV).
Durante o encontro, também ficou definido que o edital para o processo seletivo para vagas de estágio na França será anunciado a partir de janeiro de 2017 e, em fevereiro de 2017, será realizada a missão de brasileiros à França para visitar sítios específicos da Cooperação entre os dois países.
“A parceria de 26 anos com a França já permitiu 191 estágios de brasileiros àquele país com acolhimento em instituições de excelência, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil e serviços públicos voltados aos estudos em HIV/aids, IST e hepatites virais. Além disso, ao longo dos 23 seminários técnico-científicos, foram definidos temas que nos deram um panorama da epidemia da aids nos dois países. A confirmação da continuidade dos trabalhos reforça o empenho das duas partes em prosseguir na luta contra a doença”, afirmou a diretora do DDAHV, Adele Benzaken.
Além de representantes das áreas técnicas do Departamento, também participaram da reunião o assessor especial do Ministro e coordenador-geral da Assessoria para Assuntos Internacionais (Aisa), Fábio Frederico Rocha; o representante da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) Luís Paulo Dias; o conselheiro de Assuntos Sociais da Embaixada da França no Brasil, Patrick Risselin; a assistente do Conselho de Assuntos Sociais da Embaixada da França no Brasil Julia Villas Boas; a assistente de Cooperação Técnica da Embaixada da França no Brasil Carmen Balduíno; e a coordenadora francesa da Cooperação Brasil-França, Nathalie de Castro.
Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Conheça também a página do DDAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/DSTAidsHV