Profissionais dos estados são capacitados sobre atualizações dos PCDT
Oficinas ocorrem em diversos estados com intuito de apresentar as atualizações dos protocolos e qualificar as ações de assistência
O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde realiza, durante os meses de setembro, outubro e novembro, diversas capacitações para profissionais e gestores de saúde nos estados e municípios com intuito de atualizar as novas recomendações vigentes dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o cuidado integral de pessoas que vivem com HIV (PVHIV), para o manejo da infecção pelo HIV (adultos, crianças e adolescentes), Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, PEP, PrEP e Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
As oficinas de capacitação contam com a participação da equipe do DCCI e tem como objetivo promover discussões sobre prevenção, diagnóstico, tratamento, monitoramento clínico, vigilância epidemiológica e outros temas, com profissionais de saúde, que já atuam nos serviços da rede pública para qualificação da assistência às PVHIV.
Os encontros ocorrem em diversas regiões do país e serão ofertadas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, dias 08 e 09 de outubro; Florianópolis, nos dias 18 e 19 de outubro; Salvador, dias 30 e 31 de outubro e, por fim, Belém, nos dias 5 e 6 de novembro. Campo Grande e São Luís já receberam a capacitação nos dias 28 e 29/08 e 10 e 11/09, respectivamente.
As oficinas de capacitação preparam profissionais de saúde - que já atuam nos serviços especializados da rede pública - para trabalhar na implementação dos PCDT. Eles fazem parte de diversas regiões do país e serão ofertados nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, dias 08 e 09 de outubro; Florianópolis, nos dias 18 e 19 de outubro; Salvador, dias 20 e 31 de outubro e, por fim, Belém, nos dias 5 e 6 de novembro. Campo Grande e São Luís já receberam o encontro.
As capacitações contam com a participação de técnicos-especialistas do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e da Sociedade de Medicina Tropical (SBMT).
O DCCI realizou oficinas em pré-congressos, com parceria da SBI nas regiões Sul, entre os dias 17 e 19 de maio, e do Centro-Oeste, no dia 30 de agosto; além do Infecto Rio, Congresso da SBI-RJ, de 22 a 24 de agosto; Congresso Paulista de Infectologia no dia 18/10; e do congresso da SBI Nordeste em João Pessoa de 30/11 a 2 de dezembro.
PCDT - Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas têm o objetivo de estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento com as respectivas doses adequadas e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão de possíveis efeitos adversos. Observando, ética e tecnicamente, a prescrição médica, os PCDT também propõem mecanismos para a garantia da prescrição segura e eficaz, e orientam no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, os medicamentos devem ser dispensados aos pacientes que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no respectivo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.
Saiba mais sobre os Protocolos em http://www.aids.gov.br/pt-br/profissionais-de-saude/hiv/protocolos-clinicos-e-manuais
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV