Início »
Noticias »
Pesquisador japonês visita DCCI para conhecer ações de saúde realizadas na Rio 2016
EXPERIÊNCIAS
Pesquisador japonês visita DCCI para conhecer ações de saúde realizadas na Rio 2016
Financiada pelo Ministério da Saúde do Japão, a pesquisa destaca as ações de prevenção e tratamento do HIV
21.03.2017 - 09:35
última modificação:
04.11.2022 - 10:38
O professor japonês Tsutomu Kitajima, da Kyorin University, visitou o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais para conhecer as experiências do Brasil nas ações de prevenção e tratamento do HIV durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro. O Japão será a sede dos próximos jogos, em 2020, e a pesquisa junto ao Brasil é conduzida pela Kyorin University, com financiamento do Ministério da Saúde daquele país.
Durante a reunião, técnicos de diversas áreas do Departamento apresentaram a situação epidemiológica do HIV no Brasil e compartilharam suas vivências nas diversas ações realizadas pelo Ministério da Saúde durante a Rio 2016. Também estiveram presentes técnicos da Coordenação de HemoDerivados, que explicaram como se organiza a política da doação e testagem do sangue no Brasil em grandes eventos, experiência que é referência mundial.
Entre as iniciativas que mais chamaram a atenção do professor Kitajima estão a programação realizada pelo governo federal na Casa Brasil (Pier Mauá); a distribuição de preservativos durante todo o período em diversos espaços, incluindo máquinas dispensadoras de camisinhas na Vila dos Atletas e o Centro de Mídia - Rio 2016; a dispensação de ARV para estrangeiros e o uso de novas tecnologias para ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde.
Foram apresentados três aplicativos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde: o “Guardiões da Saúde”, criado sob o conceito de vigilância participativa (https://guardioesdasaude.org/ ); o “Viva Bem”, para apoiar a adesão ao tratamento do HIV (http://www.aids.gov.br/noticia/2015/aplicativo-promete-facilitar-adesao-de-pacientes-ao-tratamento-de-hivaids); e o aplicativo para acessar a PEP (http://www.aids.gov.br/conheca-a-pep) – esses dois últimos desenvolvidos por equipes do DCCI.
Também ganhou destaque a parceria do Departamento com o Unaids e a Unesco em dois projetos especiais: a campanha #EuAbraço e o projeto de prevenção ao HIV Close Certo, realizado em parceria com o Hornet, aplicativo de encontros voltado ao público gay, envolvendo jovens voluntários gays geolocalizados em 15 cidades brasileiras, que interagiram no aplicativo por meio de chats informativos sobre o HIV (https://www.youtube.com/watch?v=SEA5WwrWk7Q).
Além do Departamento, o pesquisador também visitou a sede do Unaids em Brasília. No Rio de Janeiro, está prevista nesta terça-feira (21/03) e quarta-feira (22/03) uma visita à Coordenação de HIV/Aids do município do Rio de Janeiro, e à organização não governamental Pela Vidda - RJ, ambos diretamente envolvidos em ações de mobilização social e prevenção durante as Olimpíadas e Paralimpíadas. Está também prevista uma teleconferência com a AIDS Healthcare Foundation (AHF) sobre as ações realizadas no período dos Jogos.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI