PESQUISA
Panorama do HIV/aids no Brasil é apresentado no Rio Grande do Sul
Simpósio comemora os 15 anos do Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids da Universidade de Caxias do Sul
27.08.2017 - 22:12
última modificação:
04.11.2022 - 10:40
A diretoria do Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (DCCI), Adele Benzaken, participou na sexta-feira (25) da abertura das atividades comemorativas aos 15 anos do Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids da Universidade de Caxias do Sul (LPHA - UCS), em Caxias do Sul, durante o “Simpósio: UCS – 15 anos de pesquisa em HIV no Brasil e no mundo”.
Com o tema HIV/Aids no Brasil, a diretora do DCCI apresentou o panorama da doença no país e as ações realizadas pelo DCCI na prevenção, tratamento e atenção aos agravos.
“Nesses 15 anos de atuação, o Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids da Universidade de Caxias do Sul contribuiu para os estudos e avanços nas pesquisas de IST/HIV/Aids realizadas no Brasil. O Ministério da Saúde reconhece o trabalho realizado pela equipe do LPHA que em tão pouco tempo obtém o destaque merecido”, afirmou Adele Benzaken.
O objetivo do simpósio é divulgar as atividades realizadas pelo LPHA (linhas de pesquisa: epidemiologia, diagnóstico, aspectos sócio-comportamentais no contexto da doença), atualizar as informações relacionadas a epidemia do HIV/aids e patologias associadas no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Caxias do Sul e apresentar as redes de pesquisa em que o LPHA está inserido, parcerias institucionais, infraestrutura, capacitações.
Também foram debatidos o diagnóstico do HIV, a epidemia da aids no Rio Grande do Sul, os casos registrados em Caxias do Sul, os desafios da pesquisa e desenvolvimento de medicamentos para HIV e o panorama do HIV no mundo.
Parceria – Em março de 2017, o Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids (LPHA), da Universidade de Caxias do Sul apresentou no evento “Panorama das Pesquisas Apoiadas pelo DCCI: 2009 a 2016”, a Pesquisa de HIV/HV/Sífilis em Conscritos das Forças Armadas. O trabalho das equipes de pesquisa de campo foi realizado em conjunto pelo DCCI e LPHA. O estudo com os conscritos do Exército do Brasil analisa o comportamento dos jovens do sexo masculino que se apresentam ao serviço militar ao completar 18 anos de idade.
Reunião com a Secretario de Saude do Rio Grande do Sul - A Diretora do DCCI teve uma agenda de trabalho com o secretário de Saude, João Gabbardo dos Reis. Na pauta, foram discutidos temas para melhorar o fluxo de distribuição dos medicamentos para o HIV no estado, e também atividades conjuntas a serem desenvolvidas para impactar a mortalidade, a taxa de detecção de aids, a Transmissão Vertical e o diagnóstico tardio no estado do RS.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI