PAINEL

Os avanços e desafios das hepatites virais no Brasil

30.06.2017 - 09:59
04.11.2022 - 10:39

O controle das hepatites virais no Brasil foi tema do Painel 11 desta quinta-feira (29), no terceiro dia da 15ª Expoepi, que acontece em Brasília. Foram apresentados o panorama das hepatites B e C no país, a implantação de novos medicamentos, os desafios no enfrentamento à doença e a participação conjunta do poder público e da sociedade civil na busca por melhorias nos serviços de saúde.

Sob a coordenação do presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edmundo Pessoa de Almeida Lopes Neto, o painel foi aberto com o tema “Desafios e perspectivas para o controle das hepatites virais no Brasil”, por Márcia Cássia Jacintho Mendes Corrêa, do corpo técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde.

Francisco José Dutra Souto, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), abordou o tema “Diretrizes para o tratamento da hepatite viral crônica B e coinfecções”. “Apesar de estarmos no caminho para o controle das hepatites virais, de acordo com as metas da Organização Mundial de Saúde, ainda temos desafios como o de identificar mais pacientes, pesquisar as comorbidades, avaliar a severidade da doença hepática e classificar a forma clínica e a necessidade de tratamento”, afirmou.

Em “Resposta virológica do tratamento de pacientes com hepatite C”, Edison Roberto Parise, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apresentou os eventos adversos que culminaram com a modificação e interrupção do tratamento à doença e os primeiros resultados do Registro Nacional de Tratamento com novos agentes virais.

Carlos Noberto Varaldo, do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, em “A participação social na garantia dos avanços para o controle das hepatites virais” destacou a importância da ação permanente da sociedade por direitos e atenção no tratamento à doença. Segundo ele, “o dia que o Grupo Otimismo fechar suas portas significará que os serviços públicos de saúde estarão atendendo a contento. Temos lutado desde 2000 junto ao poder público e verificamos avanços. A atuação conjunta de governo, sociedade médica e civil e indústria é que vai determinar o sucesso do enfrentamento à doença”.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI