Início »
Noticias »
Nota informativa reforça recomendações para vacinação contra HPV em Pessoas Vivendo com HIV/Aids
PREVENÇÃO
Nota informativa reforça recomendações para vacinação contra HPV em Pessoas Vivendo com HIV/Aids
Coordenadores municipais e estaduais de saúde são orientados a realizar ações para aumentar a cobertura vacinal devido à baixa procura pela vacina
30.05.2017 - 10:50
última modificação:
04.11.2022 - 10:39
As recomendações e indicações de vacinação para o HPV em Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) estão reforçadas na Nota Informativa nº 42, publicada pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e pelo Ministério da Saúde. Em razão da baixa procura das mulheres vivendo com HIV pela vacina, a nota solicita aos coordenadores estaduais e municipais de de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais que adotem estratégias para aumentar as coberturas vacinais e que promovam a vacinação com as três doses da vacina.
A vacina para o HPV em mulheres com HIV foi incorporada pelo Ministério da Saúde em 2015 devido à incidência e gravidade, nessa população, de neoplasias anogenitais e lesões intraepiteliais decorrentes do HPV. A vacinação para HPV passou a ser indicada para todas as pessoas do sexo feminino e vivendo com HIV com idade entre nove e 26 anos. A vacina previne o câncer do colo do útero, vulvar, vaginal e anal; as lesões pré-cancerosas ou dispásicas; e as verrugas genitais e infecções causadas pelo HPV.
Em 2017, a vacina passou a fazer parte do Calendário de Vacinação também para a população masculina vivendo com HIV com idade entre nove e 26 anos, a fim de prevenir câncer de ânus, pênis e orofaringe. A vacina é realizada em três etapas, com intervalo de dois meses entre a primeira e segunda dose e de seis meses entre a terceira e a primeira vacinação.
A íntegra da Nota Informativa nº 42 está disponível em: http://bit.ly/2qC2xlj
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI