NOTA DE FALECIMENTO
DCCI lamenta falecimento de ativista José Eduardo Martins Gonçalves
Foi com pesar que o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI) tomou conhecimento do falecimento do ativista José Eduardo Martins Gonçalves na manhã desta terça-feira (07) em Florianópolis (SC).
Conhecido pelos seus pares e amigos como Zé Eduardo, ele foi um dos fundadores do GAPA/RS em 1989 e um dos seus presidentes. Defensor dos direitos humanos das populações excluídas, lutou para ampliar o acesso a saúde pública de qualidade e combateu o estigma e o preconceito. Ele também teve assento no conselho estadual de Saúde e foi membro da Comissão Nacional de Aids do Ministério da Saúde (CNAIDS); e do Comitê de Vacinas e um dos organizadores do Encontro Nacional de ONG/Aids (ENONG) em 1997.
Formado em psicologia, participou na gestão da Secretaria Estadual de Saúde até 2003 e, posteriormente, continuou atuando na área de cuidado psicológico das pessoas que vivem com HIV/aids. O DCCI se solidariza com todos os ativistas, e o movimento das pessoas que vivem com HIV/aids e com os amigos e familiares do Zé Eduardo.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV