Na fronteira de uma epidemia
Série de reportagens mostra a resposta ao HIV/aids no Amazonas
A diretora do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), Adele Benzaken, participou da cerimônia de lançamento da série de reportagens Amazonaids, que resgatam o histórico de ações do Plano Integrado de Cooperação em HIV/Aids da ONU com o objetivo de dar apoio à resposta à epidemia de HIV/aids no Amazonas, na sexta-feira (5), em Manaus.
O projeto jornalístico foi produzido entre 2015 e 2016, e deu enfoque principalmente às cidades de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, situadas no Alto Solimões. Essa região está inserida na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, em que o estigma e o preconceito predominam em torno das mulheres, da população LGBTI e de profissionais do sexo, cercados pelo narcotráfico e a criminalidade.
Um dos objetivos do programa Amazonaids é reunir interlocutores locais para construir uma resposta conjunta de enfrentamento ao HIV na região, que concentra a maior população indígena do Amazonas, e também promover o acesso a informações sobre saúde, direitos humanos e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.
Adele Benzaken, que participou desde o início da elaboração do Plano Integrado Amazonaids, destacou: “Foi uma das atividades mais prazerosas de que participei. Fico muito agradecida pelo trabalho do Unaids em registrar essa realidade”.
O projeto foi realizado em parceria entre o Unaids Brasil e a rede de produção jornalística Eder Content.
Adele explicou que esse trabalho é um diagnóstico que mostra como estão e como vivem as pessoas com HIV, e o que ainda precisa ser feito no campo da saúde nessa região do Alto Solimões.
Veja a reportagem de lançamento da série Amazonaids na página do Unaids e conheça as histórias da série na plataforma Medium:
- Amazonaids: na fronteira de uma epidemia
- Peruana na identidade, brasileira no tratamento
- Formar para falar a mesma língua dos índios
- Diagnóstico: 3 meses de vida. Realidade: 16 anos de militância
- “Para, senão eu vou chamar a Gleissimar”
A cerimônia foi realizada na Assembleia Estadual Cônego Azevedo, em Manaus. Participaram do evento representantes da sociedade civil e do Grupo Gestor do Amazonaids; Georgiana Braga-Orillard, Diretora do Unaids no Brasil; Silvana Lima, Coordenadora Estadual de IST/Aids do Amazonas; o Deputado Luiz Castro, da Frente Parlamentar Mista de enfrentamento e defesa dos direitos das pessoas vivendo com DST/Aids e Tuberculose; e Jaime Nadal, Representante do UNFPA no Brasil.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV