Mulher-Camisinha faz estreia nas festas de São João
Ações da campanha “Tem Camisinha na Festa” acontecem neste fim de semana em Caruaru e Campina Grande
O Ministério da Saúde vai entrar nas festas de São João com ações, ativações e interações para promover ainda mais a consciência sobre o uso da camisinha. Na quinta (22) e sexta-feira (23), as ações acontecem durante a festa em Caruaru (PE) e no sábado (24) e domingo (25) é vez de Campina Grande (PB) receber as ações de promoção do preservativo e das demais medidas preventivas contra o HIV e outras ITS (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Nas duas cidades, as festas de São João terão a participação de Homens-Camisinha e, pela primeira vez, de Mulheres-Camisinha. O “casal camisinha” vai interagir com o público nas ações #TemCamisinhaNaFesta, que vão imprimir as fotos dos usuários que postarem uma foto com essa hashtag no Instagram.
Confira o vídeo da Campanha de São João: http://bit.ly/2t04ME5
Gif da Campanha Festas Juninas: http://gph.is/2rWE1Rr
As ações contam com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde de Caruaru e de Campina Grande, assim como das Coordenações Municipais de IST/Aids das duas cidades.
Também haverá um quiz que vai testar o conhecimento dos festeiros sobre HIV e outras ITS, além da ação do Bafômetro, para lembrar de maneira divertida que o uso do álcool não pode atrapalhar na hora de usar a camisinha.
Para reforçar as mensagens de prevenção, o Ministério da Saúde irá espalhar peças de impacto pelas festas, a fim de informar, envolver e conscientizar os festeiros e forrozeiros. Também está prevista a veiculação de peças on-line para movimentar o assunto nas redes sociais, além da divulgação nos aeroportos e ações especiais junto às rádios locais, que farão links ao vivo da festa de São João.
Serão aproximadamente 80 pessoas trabalhando e se dedicando a levar a mensagem da campanha ao maior número de participantes possível.
TEM CAMISINHA NA FESTA - Essa série de ações já esteve presente na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que aconteceu no dia 18, e estará percorrendo outras grandes festas do Brasil, como o Festival de Parintins e a Oktoberfest, entre outras.
Confira o vídeo da Parada LGBT: http://bit.ly/2sVGUkV
As ações de conscientização se mostram necessárias, principalmente, neste período de festas, pois os dados da epidemia são preocupantes. Cerca de 260 mil pessoas sabem que têm HIV e não se tratam, e estima-se que 112 mil tenham o vírus e não saibam.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV