Morre o ativista Sidnei Moura Nehme
Publicado:Fundador da extinta Associação Brasileira de Transplantados de Fígado e Portadores de Doenças Hepáticas – Transpática
O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, expressa seu profundo pesar pelo falecimento de Sidnei Moura Nehme, economista e especialista em mercados cambiais, ocorrido nesta quinta-feira (24/02).
Aos 50 anos, no ápice da carreira, descobriu problemas no fígado e no rim, que o levariam a ser o primeiro receptor no mundo de um transplante intervivos duplo, recebendo em 1998 parte do fígado e um rim de seu único filho. A cirurgia arriscada e pioneira realizada no Brasil fez avançar a medicina mundial. A experiência o levou, junto com outros transplantados, a criar a Transpática, uma associação sem fins lucrativos para defender os interesses desses pacientes e assim melhorar o sistema de transplantes no Brasil.
Sua militância e luta em prol da saúde pública para fortalecer as políticas de transplantes e a prevenção às hepatites virais fizeram a diferença e impactaram positivamente na vida de milhões de brasileiros.
O DCCI se solidariza com a família, expressando os mais sinceros sentimentos e agradecimento pelo legado deixado por Sidnei.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis