Início »
Noticias »
Ministério da Saúde implementa nova ferramenta para auxiliar monitoramento das dispensações de antirretrovirais
DISPENSAÇÃO
Ministério da Saúde implementa nova ferramenta para auxiliar monitoramento das dispensações de antirretrovirais
Nela, técnicos estaduais poderão visualizar o panorama geral das dispensações nos estados e nas UDM específicas
Publicado: 31.03.2022 - 14:55
última modificação:
04.11.2022 - 10:44
Com o objetivo de possibilitar que coordenações e equipes de logística de HIV/aids nos estados monitorem as dispensações de antirretrovirais e busquem ampliar as dispensações para até 90 dias de tratamento para usuários clinicamente estáveis, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), disponibilizou um painel de monitoramento das dispensações pelo Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) dos principais esquemas terapêuticos de antirretrovirais.
A nova funcionalidade está disponível por meio de acesso ao “Siclom Gerencial”. Nela, técnicos estaduais poderão visualizar o panorama geral das dispensações nos estados e nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) específicas. De acordo com o diretor do DCCI, Gerson Mendes Pereira, o recurso vai auxiliar estados a realizarem a gestão e a ampliação das dispensações.
Desde 2018, o DCCI tem disponibilizado ferramentas no Siclom com o intuito de possibilitar a ampliação das dispensações de Terapia Antirretroviral (TARV) no Brasil. Um exemplo é a ferramenta “análise diária dos esquemas”, do Siclom operacional, que possibilita às (UDM) que optaram por fazer parte do Projeto denominado como “60/90”, cenários para a ampliação do número de dias na dispensação dos esquemas preferenciais de tratamento para pacientes adultos, gestantes, coinfecção HIV/TB e pacientes pediátricos em função da disponibilidade em estoque.
Essa ferramenta está disponível para todas as UDM, mediante solicitação e habilitação pelas coordenações estaduais. Além disso, a funcionalidade foi recentemente aprimorada com o objetivo de permitir análise de outros esquemas, como os preferenciais de primeira linha pediatria e segunda linha adultos, além da coinfecção tuberculose/HIV.
SOBRE O 60/90 – Trata-se de uma estratégia implementada pelo DCCI desde 2018, a qual tem como objetivo contribuir para a garantia do acesso das Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) ao tratamento antirretroviral e melhoria da organização e fluxo de trabalho das UDM através da ampliação das dispensações para 60 e 90 dias de tratamento. Fazem parte do projeto as UDM que possuem a ferramenta “análise diária dos esquemas” habilitada no Siclom operacional. O projeto encontra-se em vigência e, atualmente, de 1.242 UDM cadastradas no Sistema, 798 (64%) dispõem da funcionalidade.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Típo da notícia: Notícias do DCCI