PUBLICAÇÃO

Lançado inventário de Pesquisa de Desenvolvimento em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais no Brasil

A terceira edição do gênero publicada pelo DCCI contém 57 projetos desenvolvidos entre 2012 e 2016

24.12.2018 - 13:12
04.11.2022 - 10:43

 

Está disponível para consulta a Pesquisa de Desenvolvimento em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais no Brasil (2012 a 2016), inventário com 57 dos 85 projetos contratados no período desenvolvidos por pesquisadores brasileiros vinculados às instituições de ensino superior públicas ou privadas, empresas públicas, serviços de saúde e Organizações Não-Governamentais (ONG) que desenvolvem atividades em ciência, tecnologia ou inovação. 

O objetivo desse documento é o de disseminar o conhecimento gerado para gestores, pesquisadores, técnicos, estudantes e todos os interessados na informação científica.

Esta é terceira edição do gênero publicada pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde. As anteriores são “Conhecimentos e informações em DST/HIV e Aids: um recurso para a Resposta Nacional” e “Pesquisa e desenvolvimento tecnológico em DST, HIV e Aids no Brasil”.

A Pesquisa de Desenvolvimento em IST/HIV/Aids/Hepatites Virais reflete o apoio à pesquisa pelo DCCI para a elaboração de políticas públicas ao enfrentamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Reforça, também, o compromisso do departamento com o processo de aplicação e disseminação dos resultados de pesquisas, a fim de contribuir com o processo de tomada de decisões e torná-los conhecimentos passíveis de serem assimilados por novos setores da sociedade.

O conjunto de projetos apoiados pelo DCCI gera informações sobre a epidemia de HIV/Aids e estimativas de prevalência do HIV/aids, sífilis e hepatites virais, do tipo B e C, na população de jovens brasileiros do sexo masculino (conscritos das Forças Armadas do Brasil), nas populações-chave (homens gays; homens que fazem sexo com homens; mulheres trabalhadoras do sexo; travestis e mulheres trans); identificação de novas dinâmicas de comportamentos de risco nessas populações até então ignoradas; estudos de coorte de homossexuais e bissexuais masculinos HIV negativos; prevalência do HPV no Brasil; análises de resistência microbiana; programas sentinela para vigilância epidemiológica do HIV no Brasil dentre outras informações relevantes.

O material dá continuidade à formação de parcerias com a Organização Mundial da Saúde (OMS)/Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Wellcome Trust e o Walter Reed Institute of Army Research (EUA) no estudo sobre a persistência do vírus Zika nos fluidos corporais, o qual visa obter uma compreensão mais detalhada da cinética da infecção pelo vírus em compartimentos biológicos. Também são destacadas a parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); National Institutes of Health (NIH) e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proad/SUS).

A publicação “Pesquisa de Desenvolvimento em IST/HIV/Aids/Hepatites Virais no Brasil (2012 a 2016)” está disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/pesquisa-de-desenvolvimento-em-isthivaidshepatites-virais-no-brasil-2012-2016

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI