Estudantes da FGV-SP visitam DCCI e participam da Roda de Conversa
Técnicos das áreas apresentaram a estrutura e o funcionamento do Departamento
Nove estudantes do curso de administração pública – oito alunos da graduação e uma aluna do mestrado – da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) participaram da Roda de Conversa “Aprendendo mais sobre a política de IST, Aids e Hepatites Virais” na quinta-feira (11). A atividade integrou a programação de três dias de visitas ao Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), em que os estudantes receberam informações de técnicos de todas as áreas do Departamento acerca da sua estrutura e funcionamento e das políticas públicas desenvolvidas.
Este é o segundo ano em que grupos de alunos da FGV-SP visitam órgãos governamentais em Brasília, por meio do Programa Imersão Federal, a fim de estreitar a prática em relação às políticas públicas. Em 2017, cinco grupos, totalizando 43 estudantes, participaram das atividades nos Ministérios da Saúde, da Integração Nacional, do Turismo, do Meio Ambiente e do Planejamento, Orçamento e Gestão. “É muito importante para os estudantes aprenderem como funciona o dia a dia da política, o que é atribuição do Estado, o que é atribuição dos municípios. É surpreendente ver como a política realmente funciona e quais são as dificuldades enfrentadas. Ficamos impressionados ao conhecer como as políticas conseguem chegar na ponta e estabelecer uma relação com a sociedade civil, como as demandas são atendidas”, afirmou a estudante de mestrado em Administração Pública e coordenadora do grupo, Mariel Deak.
“Foi algo muito construtivo; conseguimos muito mais do que só vendo papéis e lendo livros. Presenciar a política e a teoria saindo do papel e sendo aplicada de verdade me fez ter a certeza de que escolhi a carreira certa”, disse Marina Candelária, estudante do 3º semestre de Administração Pública.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV