Enfermeiro passa a realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais
A decisão tem o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, sífilis e Hepatites virais, e seguir as diretrizes do Ministério da Saúde para implementar estratégias de acesso ao diagnóstico, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a competência do profissional enfermeiro para realizar testes rápidos para diagnósticos de HIV, sífilis e outros agravos. A decisão tem o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, sífilis e Hepatites virais, além de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde para implementar estratégias de acesso ao diagnóstico de HIV, aids e hepatites virais, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis.
O Cofen ressalta que, para a realização dos testes de diagnóstico, é necessário que o enfermeiro esteja devidamente capacitado, sendo restrito ao profissional de nível superior de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
A partir da normatização na realização destes testes rápidos pelos enfermeiros, cessa a polêmica existente quanto à competência de qual profissional estaria apto a realizar tais testes.
Fonte: Confen
Leia a íntegra do parecer normativo nº001 de 2013 no link.