SOCIEDADE CIVIL

Diretoria da Anaids apresenta cinco novos membros da Coordenação Executiva

Entidade e DCCI debateram as perspectivas para ações conjuntas em 2018

27.02.2018 - 17:50
04.11.2022 - 10:41

 

[node:title]A Articulação Nacional de Aids (Anaids) apresentou, em reunião realizada em 23 de fevereiro, em São Paulo, os cinco novos membros da coordenação executiva da entidade para o biênio 2018/2019. Carla Diana, Carla Patrícia Almeida, Fábio Dayan Batista, Marcio Aurélio e Maria Georgina Machado dos Santos foram escolhidos em eleição realizada durante o XIX Encontro Nacional de ONGS, Redes e Movimentos de luta contra a Aids – ENONG 2017, em novembro de 2017, em Natal.

A nova direção pactuou que a articulação com Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) continuará na mesma linha da gestão anterior, pautada no diálogo, no respeito e na valorização da participação da sociedade civil.

A perspectiva da sustentabilidade política e financeira à política de prevenção, assistência e tratamento do HIV/Aids e outras IST também foi tema da reunião. A diretora do DIAHV, Adele Benzaken, destacou o aumento do orçamento do Departamento para 2018 de 1,5 para 1,7 bilhão. Em relação à participação da sociedade civil nos grupos de trabalhos foi ressaltada a atuação dos seus representantes nos Grupos de Trabalho (GT), a exemplo do GT de Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e de Prevenção.

No campo do financiamento, os novos dirigentes mostraram preocupação com o impacto que a nova modalidade de transferências de recursos do SUS terá nas ações de prevenção, assistência e tratamento do HIV/aids nos estados e municípios. Adele Benzaken explicou que, em 2018, a modalidade atual de financiamento se manterá. A ANAIDS se propôs a incidir junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) debates sobre o tema onde possam ser colocadas dúvidas e apreensões sobre essa nova modalidade de financiamento.

Outro ponto debatido foi a preocupação com a assistência e tratamento dos migrantes venezuelanos que vivem com HIV que chegam ao Brasil. A diretora do DIAHV lembrou que, desde 15 de fevereiro, vigora a Nota Informativa nº 3/2018 (DIAHV/SVS/MS) a qual reúne recomendações sobre o atendimento e o fornecimento de antirretrovirais (ARV) a pessoas estrangeiras vivendo com HIV no Brasil (disponível aqui) e que, naquele momento, as consultoras do DIAHV Mauritania Pereira e Fernanda Rick estavam em missão no estado de Roraima para verificar in loco  os apoios técnicos necessários, principalmente no que tange a capacitação de profissionais de saúde.

Ainda em relação a medicamentos para o tratamento do HIV/aids, a diretora Adele Benzaken destacou toda a negociação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para a aquisição do 3x1, cuja última remessa num total de 90 toneladas do medicamento acabara de chegar ao país e que, no caso de eventual desabastecimento deste, já existe nota enviada para todas as UDM para a substituição do 3 em 1 pelo 2 em 1 mais o efavirenz, temporariamente e sem nenhum prejuízo aos pacientes e principalmente sem fracionamento.

Por fim, os representantes do DIAHV que participaram da reunião reiteraram o canal aberto de diálogo do departamento com a sociedade civil, reforçando a importância da participação social para construção da resposta brasileira ao HIV/aids.

Sobre a Anaids - A Articulação Nacional de Aids - ANAIDS é uma rede que, desde 2013, reúne representações dos Fóruns Estaduais de ONG/AIDS, Redes e Movimentos de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, democraticamente eleitos em fóruns locais e encontros regionais. De dois em dois anos, o movimento social de luta contra a aids realiza um encontro nacional para debater as políticas de prevenção, atenção e tratamento das IST, Aids e Hepatites Virais e eleger os novos coordenadores.  

Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI