INTERNACIONAL

Diretora do DCCI participará de debate do The Guardian no 9º IAS

Encontro será realizado em julho, em Paris, durante a International AIDS Conference

25.05.2017 - 14:51
04.11.2022 - 10:39

[node:title]A diretora do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), Adele Benzaken, foi convidada a participar – como parte da 9ª Conferência da International AIDS Society (IAS), a ser realizada em Paris, em julho – de um evento-satélite oficial do jornal inglês The Guardian. O evento, agendado para o dia 25 de julho, será um debate moderado por um jornalista do Guardian em torno do seguinte tópico: The future of research: how can we ensure HIV treatment leaves no one behind? (Em português: O futuro da pesquisa: como podemos garantir que o tratamento do HIV não deixe ninguém para trás?) O debate contará com outros cinco painelistas além de Adele Benzaken. Cerca de 200 especialistas assistirão ao debate, que será publicado no The Guardian.

Os tratamentos contra o HIV têm percorrido um longo caminho desde o início da epidemia. Há cerca de 25 medicamentos aprovados para tratar a infecção pelo HIV – e a profilaxia pré-exposição (PrEP), em implantação agora no Brasil, mostrou diminuir o risco de transmissão por via sexual em mais de 90%. Dos 36,7 milhões de pessoas que hoje vivem com o HIV, 18,2 milhões têm acesso à terapia antirretroviral. Para os promotores do debate, porém, o tratamento do HIV precisa ir mais longe, porque “mais da metade das pessoas que vivem com HIV ainda não têm acesso ao tratamento”.

Diante dessa realidade, o debate do The Guardian colocará as seguintes perguntas ao especialistas: quais os próximos desenvolvimentos médicos após a única pílula diária?;
como podemos diagnosticar e tratar nos lugares em que não há clínica ou médico local?; como podemos expandir os programas que conectam profissionais de saúde em vários continentes?; que desenvolvimentos são necessários para tornar a prevenção e o tratamento do HIV menos estigmatizantes para os que hoje estão “deixados para trás”?; e como podemos fortalecer os sistemas de saúde – desde a construção de clínicas até a formação de profissionais de saúde – para alcançar aqueles que ficaram para trás?

Segundo os organizadores do encontro do The Guardian, a diretora Adele Benzaken oferecerá uma perspectiva de valor inestimável sobre o trtamento e a prevenção no Brasil e em toda a região da América Latina.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI