COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Diretora do DCCI participa de reunião da ANRS em Paris

Adele Benzaken apresentou as ações do Brasil na resposta ao HIV/aids e às hepatites virais

02.03.2017 - 15:06
04.11.2022 - 10:38

[node:title]A diretora do Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, participou, em Paris, da reunião organizada pela Agência Nacional Francesa de Pesquisa sobre o HIV/Aids e as Hepatites Virais (ANRS) que discutiu Pesquisa com Países com Recursos Limitados (Ação Coordenada 12 – AC 12/ANRS).

A diretora do DCCI apresentou as evoluções na epidemiologia do HIV e das HV no Brasil, as diretrizes governamentais para o tratamento desses agravos e as prioridades e perspectivas de pesquisas futuras junto à ANRS.

No Hospital Saint-Louis, Adele Benzaken se reuniu com o pesquisador-chefe dos estudos sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na França, Jean-Michel Molina, diretor do serviço de PrEP. Em visita ao serviço, que acompanha aproximadamente 900 pessoas, observou-se que o modelo envolvendo a sociedade civil no atendimento é adotado tanto pelo Brasil como pela França.

Adele Benzaken e Molina conversaram sobre questões éticas e comportamentais do uso da PrEP entre adolescentes e jovens de alta vulnerabilidade, e também sobre futuros estudos envolvendo a Fiocruz e o DCCI, objetivando a redução da dosagem do tratamento com darunavir para apenas um comprimido por dia - pesquisa inédita sugerida para apreciação da ANRS, na chamada de pesquisas que ocorrerá em setembro próximo.

“Na França, a PrEP não é utilizada em jovens e adolescentes. No Brasil, um projeto financiado pela UNITAID e pelo Unicef nos permitirá pesquisar a adesão à PrEP em jovens HSH e a sua eficácia. Essa será uma grande novidade para o todo o mundo”, explicou Adele.

O pesquisador manifestou interesse em participar do seminário técnico-cientifico Brasil-França de 2017, a se realizar no Brasil, no segundo semestre, cujo tema será "A epidemiologia das IST no contexto da PrEP".

Ainda na capital francesa, Adele Benzaken visitará ONGs; órgãos do governo local relacionados à saúde e a instituições de excelência em que profissionais brasileiros participam de estágio no processo seletivo anual da Cooperação Técnica Brasil-França; a Prefeitura de Paris; o Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde; o Instituto Pasteur; e a Associação AIDES, com vistas a reiterar o compromisso com a  parceria de 26 anos entre os dois países.

PrEP - A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) está em consulta pública até 14 de março no portal da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Consiste no uso de dois antirretrovirais (ARV) - tenofovir associado à entricitabina (TDF/FTC) - e tem como objetivo prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável para pessoas que possam estar sob maior risco de se infectar pelo vírus. As contribuições devem ser inseridas no formulário eletrônico disponível no portal da Conitec (http://conitec.gov.br/consultas-publicas).

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Conteúdos relacionados: 
23° Seminário Técnico-Científico Brasil-França/Encontro Temático do Programa de Pesquisa da Agência Francesa de Pesquisa Sobre HIV, Aids e Hepatites Virais (ANRS)Programa Brasil-França prorroga inscrições para cinco vagas de estágio em IST, aids e hepatites viraisPrEP está disponível para consulta pública na Conitec
Típo da notícia: Notícias do DCCI