CAPACITAÇÃO

DCCI promove oficina com a rede nacional de laboratórios

Evento reuniu técnicos que fazem parte da rede nacional de laboratórios de contagem de linfócitos T CD4+, de carga viral do HIV e das hepatites virais B e C

18.12.2018 - 11:25
04.11.2022 - 10:43

 

DCCI promove oficina com a rede de laboratórios Profissionais executores e gerentes de qualidade dos 92 laboratórios de saúde pública credenciados pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, que realizam contagem de linfócitos T CD4+ e quantificação de carga viral do HIV e das hepatites B e C se reuniram na terça e quarta-feira (11 e 12/12) em Brasília, com intuito de promover a padronização de procedimentos inerentes à realização dos exames, cruciais ao monitoramento do HIV, das hepatites e à adesão ao tratamento antirretroviral (TARV) em âmbito nacional.

A abertura da oficina contou com a palestra da diretora do DCCI, Adele Benzaken, que apresentou dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids 2018, recentemente publicado e sua relação com os laboratórios credenciados. “A parceria e agilidade dos laboratórios impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida e na queda da mortalidade por infecções sexualmente transmissíveis quando o diagnóstico ocorre rapidamente, sendo papel do laboratório alertar os serviços de saúde para que o paciente acesse rapidamente o tratamento”.

O panorama geral da Rede Nacional de Laboratórios foi apresentado pelo tecnologista em laboratório do DCCI, José Boullosa, que mostrou a evolução da rede desde sua implantação, em 1997 e como o DCCI realiza a gestão da rede, utilizando indicadores para garantir a qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios. “Todos os estados possuem ao menos um laboratório para realizar os testes. No panorama nacional, temos 92 laboratórios de CD4+ e 86 para carga viral”, afirma.

Outro ponto abordado no primeiro dia de oficina foram as ferramentas de gestão, os sistemas de logística e a atualização da plataforma web do Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral do HIV (SISCEL). Segundo técnicos do DCCI, na reformulação, o SISCEL atendeu uma demanda que facilitou muito a utilização do sistema ao permitir o acesso em computadores, tablets e celulares de forma responsiva, bastando apenas acesso à internet para sua utilização.

Os dois dias de oficina incluíram temas sobre a qualidade laboratorial, habilitação de laboratórios, experiências de gestão, manuais de laboratório, fluxo de atendimento, diagnóstico tardio entre outros. Os participantes integraram debates, mesas-redondas, palestras e dinâmicas interativas.

Participaram da oficina gerentes de qualidade e técnicos da Rede Nacional de Laboratórios de Carga Viral de HIV, HBV e HCV e da Rede Nacional de Laboratórios para Contagem de Linfócitos T CD4+.

Veja as fotos da oficina no link: https://www.flickr.com/photos/dstaidshv/sets/72157676632097358

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCITags: carga viral, tarv, cd4+