Dia da Visibilidade Trans é tema de webinar do DCCI
Os estudos apoiados pelo Departamento das Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) que traçam o perfil do comportamento em relação ao HIV, sífilis e hepatites B e C, em 12 municípios brasileiros, foram o tema do webinar em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, realizado na quarta-feira (27). As cidades envolvidas nos estudos são Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses estudos multicêntricos sobre essas populações ocorreram nos anos de 2008, 2010 e 2016, por meio da metodologia Respondent Driven Sample.
Os dados apresentados não focaram somente nas altas prevalências identificadas, mas também destacaram fatores estruturantes associados às prevalências do HIV/Aids, de outras IST e Hepatites B e C – como, raça, violência e discriminação – que impactam no baixo acesso aos serviços de saúde e às tecnologias de prevenção disponíveis, entre outras, demandando uma resposta integral no cuidado à saúde dessas populações.
A ideia do evento foi, também, de propiciar com as populações implicadas, os estados e os municípios envolvidos, a abordagem da prevenção combinada, na perspectiva de, a partir do debate acerca das informações produzidas, fomentar nos territórios ações para a consecução das prioridades do DCCI. Entre elas estão a ampliação do acesso às ações e aos serviços de saúde e o fortalecimento e aplicação das estratégias de prevenção ao HIV/Aids e outros agravos.
Participaram da webinar a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Maria Veras; Alessandra Ramos (Projeto ImPrEP); Ana Luiza Ferreira (Projeto Brilhar e Transcender”). A mediadora foi a Assessora de Mobilização Social do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS- UNAIDS/Brasil Ariadne Ribeiro.
A DATA - O Dia da Visibilidade Trans surgiu em 2004, após um grupo de ativistas trans participarem, no Congresso Nacional, do lançamento da campanha contra a transfobia, do então Departamento de DTS, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, atual Departamento das Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI). A data passou a integrar o calendário na luta das pessoas trans pela garantia de direitos e pelo reconhecimento de sua identidade.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV