OSC

Dezenove propostas relacionadas às IST, HIV/aids e hepatites virais são selecionadas em edital de defesa dos direitos humanos

No total, o valor a ser distribuído será de R$ 849 mil para cursos de atendimento e de capacitação de agentes

11.11.2016 - 15:37
04.11.2022 - 10:37

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST, Aids e Hepatites Virais e a Unesco divulgaram nesta sexta-feira, 11, o resultado do edital voltado às organizações da sociedade civil para fortalecer ações de promoção e defesa dos direitos humanos relacionados às IST, HIV/aids e/ou hepatites virais. Foram selecionadas 19 propostas de entidades de 13 estados e do Distrito Federal. Ao todo foram recebidas 71 propostas, das quais 19 foram selecionadas, totalizando R$ 848.980,60.

Os trabalhos selecionados envolvem atividades de acolhimento e orientação sobre direitos e deveres do cidadão e de capacitação de agentes multiplicadores em direitos humanos. Dentre as estratégias a serem desenvolvidas nos trabalhos selecionados, estão o acolhimento e a orientação sobre direitos e deveres do cidadão em relação ao enfrentamento do HIV/aids, outras IST e hepatites virais; a busca de soluções por mediação de conflitos; e a orientação do público-alvo nos casos de violações dos direitos humanos.

“Muitos dos abusos contra o usuário dos serviços de saúde ocorrem por falta de informações. Com a realização dos cursos pelas organizações da sociedade civil, será possível prover o usuário dos seus direitos e deveres e informá-lo sobre os mecanismos de acesso aos quais deve recorrer. Os editais preconizam poder de informação e de direito ao trabalho, à saúde e à educação dos usuários”, afirmou a diretora do DDAHV, Adele Benzaken.

Confira a lista dos projetos selecionados aqui.

 

Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Conheça também a página do DDAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/DSTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI