Início »
Noticias »
DCCI promove curso sobre tratamento da lipodistrofia facial para pessoas vivendo com HIV
LIPODISTROFIA
DCCI promove curso sobre tratamento da lipodistrofia facial para pessoas vivendo com HIV
Treinamento visa ampliar a oferta de profissionais no SUS
21.07.2017 - 16:40
última modificação:
04.11.2022 - 10:39
O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI) realizou, em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, um curso de preenchimento facial, teórico e prático, destinado ao tratamento da lipodistrofia facial nas pessoas vivendo com HIV.
Ministrado pelo médico Danilo Chiaradia Finamor, o curso foi realizado para três turmas, constituídas de médicos dermatologistas e cirurgiões-plásticos da região Norte do país (AM, AP, RO, TO), Nordeste (PI, PB) e Sudeste (SP).
Ao realizar o curso, o DCCI teve por objetivo atender a demanda de formação de profissionais médicos nos estados, e estimular a organização da rede de tratamento da lipodistrofia no Brasil para as pessoas vivendo com HIV/aids, assegurando assim acesso ao tratamento.
A lipodistrofia é uma doença comum entre as pessoas vivendo com HIV. Ela é caracterizada pela distribuição irregular de gordura no corpo, que causa o acúmulo ou a perda desta em algumas áreas, e que ocorre devido a diversos fatores como: a infecção pelo HIV, fatores genéticos, uso de antirretrovirais, dentre outros.
A lipodistrofia tem impacto na qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV, causando-lhes problemas físicos, psicológicos e sociais, podendo reduzir a adesão ao tratamento do HIV ao longo do tempo. Para evitar esses problemas, é importante os pacientes conversarem com o seu médico e, quando necessário, buscar o tratamento da lipodistrofia no SUS.
Desde dezembro de 2004, o Ministério da Saúde oferece o tratamento da lipodistrofia no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas vivendo com HIV/aids (Portaria Ministerial nº 2.582).
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI