PARCERIA

DCCI participa da Terceira Reunião do GT/Unaids 2016

Encontro do Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids contou com representantes do governo, de agências da ONU, de embaixadas e da sociedade civil

28.11.2016 - 17:14
04.11.2022 - 10:37

DIAHV participa da Terceira Reunião do GT/Unaids 2016 A diretora do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Adele Benzaken, participou nesta segunda-feira, 28, da Terceira Reunião do Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids (GT/Unaids) 2016 – na qual apresentou a programação do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a ser celebrado na próxima quinta-feira, 1º de dezembro.

Entre as atividades programadas, Adele destacou um talk show sobre prevenção do HIV que será realizado com três youtubers de grande popularidade: o evento representa a nova forma de comunicação que o Ministério da Saúde pretende adotar ao dirigir-se à população jovem, ainda foco dos esforços de prevenção ao HIV no Brasil. Os youtubers responderão às perguntas do público e, posteriormente, disseminarão as informações em seus próprios canais, seguidos por milhares de pessoas. “A partir de agora, vamos priorizar uma nova forma de nos comunicar com os jovens”, garantiu Adele, acrescentando que eventos direcionados às populações-chave serão realizadas também ao longo do ano, com ênfase sempre nos jovens e nesse novo tipo de comunicação.

A diretora aproveitou para reiterar um convite: o de que os parceiros presentes se aproximem sempre do governo, colaborando de forma contínua para o aprimoramento da resposta brasileira à epidemia em nível local e federal.

A reunião do GT/Unaids contou com representantes do governo, de 11 agências da Organização das Nações Unidas (ONU), de embaixadas e da sociedade civil.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, por exemplo, apresentou os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids do DF.

Já a diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas (Unaids) para o Brasil, Georgiana Braga-Orillard, apresentou o recém-lançado Relatório Global do Unaids sobre o estado da epidemia no mundo (Acelerando a resposta ao HIV com enfoque na abordagem do ciclo de vida). O relatório traz uma mudança de paradigma – do enfoque em países para o foco em locais (com a Declaração de Paris), em populações-chave, e em soluções para todos em cada estágio da vida: crianças (0-14 anos); adolescentes e jovens adultos (15-24 anos); idade adulta (25-49); pessoas acima de 50 anos (50+). Segundo Georgiana, “o grande êxito global tem sido o tratamento – mas a prevenção ainda precisa avançar muito no mundo”.

GT UNAIDS – Complexa, a resposta à epidemia de HIV/aids demanda uma abordagem multissetorial. Nesse contexto, desde 1997, a ONU vem se unindo a parceiros de diversos setores no GT/Unaids – que reúne representantes de agências da ONU, do governo, de parceiros de cooperação internacional, da sociedade civil (incluindo redes de pessoas vivendo com HIV/aids) e do setor privado. A coordenação do GT é compartilhada de forma rotativa entre as agências da ONU; o Unaids atua como seu secretariado.

 

Assessoria de Comunicação
Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DDAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI