DCCI lança segundo capítulo do webdocumentário PopTrans
Produção do Departamento volta a explorar o universo da população trans no Brasil
O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI) lançou na última sexta-feira (26/01) a segunda parte do webdocumentário PopTrans, produzido pelo Departamento e dedicado a explorar o universo da transexualidade no Brasil. O lançamento ocorreu em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. A data foi instituída no país pela sociedade civil, com apoio do Departamento, em 2004.
Gravado nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, nesta segunda parte o webdoc aborda os desafios ainda enfrentados pela população trans ao acessar os serviços de saúde.
Participaram deste segundo capítulo do PopTrans personalidades já conhecidas – como Alexandre Peixe dos Santos (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades/Ibrat e Associação Nacional de Travestis e Transexuais/Antra); Lam Matos (Ibrat); e Marcia Rocha, entre outros ativistas.
PRIMEIRO CAPÍTULO – O primeiro webdocumentário Poptrans, igualmente produzido pelo DCCI, foi lançado em 25 de janeiro de 2017, durante um cine-debate também em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans.
O filme tem a participação de seis pessoas que vivem em Brasília, Goiânia e Porto Alegre e que relatam suas experiências com o Sistema Único de Saúde (SUS), o enfrentamento ao preconceito e seu cotidiano, a reinserção na sociedade com o nome social. Os entrevistados foram escolhidos após seleção realizada por comitê formado por representantes Ibrat, da Antra e do Coletivo de Homens Trans da Rede Nacional de Pessoas Trans (Rede Trans). Essas três entidades e o Departamento de Apoio à Gestão Participativa (SGEP/MS) também auxiliaram na realização do webdocumentário.
Assista aqui ao primeiro (versão longa: http://bit.ly/2DKxB9R) e segundo (versão longa: http://bit.ly/2DX6jAl) capítulos do webdoc PopTrans.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV