LOGÍSTICA

DCCI investe em troca de experiências entre os estados

Capacitações e encontros sobre gerenciamento logístico de antirretrovirais e insumos laboratoriais têm como objetivo tornar a distribuição mais homogênea

19.03.2018 - 15:07
04.11.2022 - 10:41

 

DCCI investe em trocas de experiência entre os estados
Equipes do Ceará e de Tocantins trocam
experiências sobre gerenciamento
logístico de antirretrovirais

Desde o ano passado, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde vem promovendo uma intensa troca de experiências sobre o gerenciamento da cadeia de suprimento de medicamentos antirretrovirais (ARV) e insumos laboratoriais para o tratamento dos agravos em referência. A ideia é tornar mais homogênea a distribuição de medicamentos e insumos para a rede pública de saúde. A troca de experiências inclui encontros e capacitações presenciais e videoconferências sobre o uso do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (Sisloglab).

A primeira capacitação presencial de 2018, realizada com a equipe do Rio Grande do Sul, terminou na última quinta-feira (15/03). Nesta semana – na quarta-feira (21/03) e quinta-feira (22/03) – será a vez de o Acre receber a capacitação. Mais cinco estados – Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Bahia – e o Distrito Federal também já estão confirmados para receber as capacitações presenciais. Os estados do Amazonas, Goiás, Piauí e Rio de Janeiro já foram capacitados via videoconferência; os encontros virtuais tiveram início em fevereiro e devem seguir até o final de julho. Os demais estados ainda serão capacitados.

Todo esse intercâmbio entre os estados teve início em setembro de 2017, por meio de encontros entre várias Unidades da Federação para a troca de experiências sobre a logística de distribuição de ARV. Entre os tópicos abordados nos encontros estão a identificação de aspectos positivos e dificuldades no processo de abastecimento dos antirretrovirais, incluindo questões estruturais, econômicas, políticas, de gestão logística e de uso do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom). A troca de experiências inclui também a discussão de problemas identificados pelos estados, com a proposição de possíveis encaminhamentos.

Os encontros foram realizados entre duplas – como o município do Rio de Janeiro (RJ) e o Rio Grande do Norte; os estados de Goiás e Rio Grande do Sul; Pará e Pernambuco; Rondônia e Rio de Janeiro; e, por fim, Bahia e Paraná.

Em 2018, por sua vez, os primeiros encontros desse tipo foram realizados nos dias 8 e 9 de março entre as equipes de Piauí e Paraná; Tocantins e Pernambuco; Bahia e o município do Rio de Janeiro; Pará e Ceará. Para abril estão agendados encontros entre Roraima e o estado do Rio de Janeiro; e entre o Rio Grande do Norte e o município do Rio. Em maio será realizado um encontro entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

DISTRIBUIÇÃO – O DCCI é responsável pela logística de distribuição dos medicamentos ARV e insumos estratégicos em IST, HIV/aids e hepatites virais, ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão logística inclui a aquisição dos medicamentos e insumos, a distribuição para os estados e o monitoramento dos estoques. Algumas das principais ferramentas para esse gerenciamento logístico são o Siclom e o Sisloglab, sistemas que permitem ao DCCI manter-se atualizado em relação ao fornecimento de medicamentos e insumos laboratoriais aos pacientes em terapia antirretroviral e aos usuários na rede pública de saúde, nas várias regiões do país. As informações são utilizadas para o controle dos estoques e da distribuição dos ARV e insumos, assim como para a obtenção de informações clínico-laboratoriais dos pacientes e uso de diferentes esquemas terapêuticos.

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI