DCCI envia ao Haiti testes rápidos de HIV
Testes rápidos de fluido oral - HIV
O Governo Brasileiro enviou ao Haiti três kits de medicamentos e insumos com cerca de 19.700 unidades. Estão incluídos neste lote mil testes rápidos de fluido oral de HIV doados pelo Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, da Secretária de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.
A remessa de testes rápidos faz parte de um projeto de cooperação técnica em HIV/aids que Brasil e Haiti estão elaborando. Em agosto deste ano, houve uma missão de prospecção do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais junto ao Programa Nacional de Luta contra a Sida do Haiti (PNLS), no qual o projeto brasileiro “Viva Melhor Sabendo” foi escolhido para ser implantado no país.
O projeto “Viva Melhor Sabendo” é uma estratégia exclusiva da resposta brasileira à epidemia, que envolve mais de 50 organizações não governamentais ao longo dos últimos dois anos. A estratégia do Viva Melhor Sabendo -que é uma proposta inovadora- consiste em atuar nas populações-chave, como por exemplo gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans, privadas de liberdade e que usam drogas.
O projeto de cooperação humanitária está em fase de negociação final e conta com apoio da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (AISA).
O Governo Brasileiro enviou também 3.961 doses de vacina contra cólera para auxiliar na recuperação do país após a passagem do furacão Matthew. A ação humanitária foi feita em parceria entre os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores, com a participação do Ministério da Defesa, que realizou o transporte dos materiais. O voo da FAB (Força Aérea Brasileira) com os medicamentos está previsto chegar ao Haiti nesta quinta-feira (16).
Sobre esta iniciativa, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou: “O Brasil tem uma trajetória de apoio ao Haiti, desde 2010, quando iniciamos a cooperação para reestruturação do sistema de saúde deste país, abalado após o terremoto”. Os três kits de medicamentos têm capacidade para atender 3 mil pessoas, que foram atingidas pelo furacão Matthew em outubro deste ano.
Veja mais sobre este assunto matéria no link: http://bit.ly/2h02qvL
Asessoria de Comunicação
Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV