Início »
Noticias »
Dados preliminares da prevalência do HPV no Brasil serão anunciados em Porto Alegre
AVISO DE PAUTA
Dados preliminares da prevalência do HPV no Brasil serão anunciados em Porto Alegre
Resultados de estudo inédito, realizado em todas as capitais brasileiras, serão apresentados nesta segunda-feira (27)
24.11.2017 - 19:22
última modificação:
04.11.2022 - 10:40
Dados preliminares da prevalência do HPV e seus tipos no Brasil serão anunciados na segunda-feira (27), em Porto Alegre, durante o encontro “Estudo POP-Brasil: resultados e ações para o enfrentamento da infecção pelo HPV”, no anfiteatro Moacyr Scliar, na Universidade Federal de Ciências Sociais de Porto Alegre (UFCSPA). A diretora do Departamento de Vigilância Prevenção e Controles das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI/SVS/MS), Adele Benzaken, participa do evento.
O estudo foi coordenado pelos pesquisadores do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, em todas as capitais brasileiras. Participam do encontro os mais de 150 profissionais de saúde que estiveram envolvidos nos trabalhos desta pesquisa, denominada POP-Brasil. O levantamento foi realizado no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Neste estudo também foram identificados os fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência da doença em mulheres e homens entre 16 e 25 anos de idade, usuários do SUS nas 27 capitais brasileiras. No evento serão apresentados os dados de 7.586 entrevistas e 2.669 análises de DNA realizadas para tipagem de HPV. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório final a ser apresentado ao Ministério da Saúde em abril de 2018).
Rio de Janeiro - Ainda na segunda-feira (27), o ministro da Saúde inaugura, no Rio de Janeiro, o Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Ministério da Saúde e o INCA lançarão a Campanha Nacional de Combate ao Câncer. No Rio, o Ministro apresentará os principais dados do estudo sobre o HPV.
Serviço:
Estudo POP-Brasil: resultados e ações para o enfrentamento da infecção pelo HPV
Local: Anfiteatro Moacyr Scliar – Prédio II, UFCSPA, em Porto Alegre.
Horário: 10h30
Dia: 27 de novembro
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI