HEPSUMMIT2017

Cúpula Mundial de Hepatites reúne especialistas e cientistas de todo o mundo em São Paulo/SP

02.11.2017 - 11:00
04.11.2022 - 10:40

Cúpula Mundial de Hepatites reúne especialistas e cientistas de todo o mundo em São Paulo/SPMais de 900 delegados estão em São Paulo para a Cúpula Mundial de Hepatites 2017 por um objetivo comum: a eliminação das hepatites virais. A Cúpula, uma iniciativa conjunta entre a Aliança Mundial Contra as Hepatites Virais (WHA), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o governo brasileiro, reúne até o dia 3 de novembro pessoas vivendo com hepatites virais, formuladores de políticas, especialistas e representantes da sociedade civil de 110 países da comunidade global. A sessão de abertura contou coma as boas vindas da Diretora Executiva da WHA, Raquel Peck, e outros palestrantes convidados, antes da fala de Ricardo Barros, Ministro da Saúde, que anunciou os planos do país para eliminar as hepatites até 2030. No Brasil, a vacinação contra a hepatite B está disponível para todos os brasileiros, independentemente da idade. 

O Ministro anunciou o objetivo de tratar e curar todos os 660 mil brasileiros que estão infectados pela hepatite C e destacou que o Brasil é pioneiro na luta contra as hepatites virais, sendo um articulador-chave nas várias resoluções da OMS sobre a doença e na criação do Dia Mundial das Hepatites. "Espero que este evento seja um grande passo no tratamento da hepatite viral ao redor do mundo", disse o Ministro.

A sessão seguinte, "Tornando a Eliminação da Hepatite Viral uma Realidade", foi copresidida pelo Dr. Gottfried Hirnschall, Diretor do Departamento de HIV/Hepatites da Organização Mundial de Saúde, e por Raquel Peck, Diretora Executiva da WHA. Ainda, 11 representantes ministeriais (Brasil, China, Egito, Geórgia, Lesoto, Malta, Mongólia, Paquistão, Sudão, Síria e Uganda, além de um vídeo da Austrália) compartilharam suas conquistas na implementação de iniciativas para ajudar a alcançar eliminação até 2030. O ator de Bollywood e WHO SEARO Goodwill Embaixador, Amitabh Bachchan, também reiterou seu apoio e compromisso para liderar a luta para eliminar as hepatites virais. Essa demonstração de compromisso foi reforçada pelo lançamento da campanha NOhep Visionaries, que destacou a experiencia de seis países (Brasil, Egito, Mongólia, Bangladesh, Gambia e Geórgia) na busca da eliminação das hepatites virais em sua região.

"Informação Estratégica para Ação Focada" foi o tema da sessão seguinte, que apresentou uma visão geral do progresso atual para a eliminação, anunciando que 82 países agora possuem planos de hepatites virais, embora destacando que os obstáculos à eliminação ainda existem. A sessão afirmou a importância da voz do paciente e do papel crítico que as pessoas que vivem com hepatite viral podem desempenhar na quebra de barreiras, encontrando pessoas não diagnosticadas para a eliminação das hepatites.
"Se tivéssemos 300 milhões de pessoas exigindo ação, nós a conseguiríamos", enfatizou Charles Gore, presidente da WHA. A principal mensagem dessa sessão foi a necessidade urgente de investimento em sistemas de informação estratégica para as hepatites virais.

Durante a tarde, a programacao permitiu a troca de experiências e de melhores práticas por meio de varias reuniões e debates. O dia terminou com reuniões paralelas sobre vários temas, como o papel da Unitaid na resposta e a política global de hepatite C como ferramenta de eliminação. 

Acompanhe a programação da Cúpula Mundial de Hepatites nas redes sociais do DCCI e no site do evento: 

www.worldhepatitissummit.org
www.aids.gov.br

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI