Gestão

Coordenador do Programa de Aids da OMS no Vietnã assume Departamento de DST,Aids e Hepatites Virais do MS

Fábio Mesquita é médico, doutor em Saúde Pública e tem experiência em gestão do Sistema Único de Saúde.

28.06.2013 - 00:00
04.11.2022 - 10:37

Coordenador do Programa de Aids da OMS no Vietnã assume Departamento de DST,Aids e Hepatites Virais do MSO coordenador do Programa de DST/Aids do escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Vietnã, Fábio Mesquita, aceitou o convite para dirigir o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina, doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e especialista em aids, Mesquita tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em gestão pública do Sistema Único de Saúde (SUS), gerência de programas de DST/aids e de políticas públicas sobre drogas no Brasil e no mundo.

Mesquita assumiu, dia 08 de julho, a diretoria do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais na sua terceira passagem pelo Ministério da Saúde. Entre 1992 e 1994, ele foi chefe da Unidade Técnica de Prevenção da Coordenação Nacional de DST/Aids. Voltou ao Ministério da Saúde em 2001, quando foi responsável técnico da Unidade de Articulação com a Sociedade Civil Organizada e Direitos Humanos da mesma coordenação. Fábio Mesquita também atuou nas Coordenações de DST/Aids das prefeituras de Santos, São Vicente e São Paulo/SP.

Desde 2007, Mesquita trabalha na regional da OMS para Ásia e Pacífico. Começou como coordenador das ações de controle da epidemia de HIV/aids entre as pessoas que usam drogas. Em 2011, passou a atuar no escritório do Vietnã como assessor sênior. Em sua função anterior, Mesquita coordenava o piloto da nova estratégia da OMS e Unaids no Vietnã conhecida como Tratamento 2.0 e que vem obtendo sucesso na inovação.

Típo da notícia: Notícias do DCCI