Início »
Noticias »
Contribuição dos testes rápidos para detecção de novos casos de HIV são apresentados em evento internacional
DIAGNÓSTICO
Contribuição dos testes rápidos para detecção de novos casos de HIV são apresentados em evento internacional
Durante o IX Workshop da Aladdiv também foram mostrados os dados para distribuição do autoteste no SUS
06.09.2019 - 17:13
última modificação:
04.11.2022 - 10:43
Testes de Diagnóstico com Qualidade Assegurada e Acessíveis para Programas de Saúde Pública - Testes Rápidos e PoCT e seu Uso na Eliminação de HIV, Sífilis e Hepatites foi o tema do IX Workshop Internacional da Aliança Latino Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico in Vitro (Aladdiv), realizado em Brasília, no auditório da Anvisa, nos dias 2 e 3 de setembro.
O Brasil participou com a apresentação das políticas para Eliminação das Transmissão do HIV e Sífilis e dos efeitos da testagem rápida no aumento do número de pessoas diagnosticadas com HIV, em que foi verificado aumento de 69%, em 2012, para 85%, em 2018, o que contribuiu para nos aproximarmos da meta 90-90-90 da Organização Mundial de Saúde (que é a de que os países tenham 90% das pessoas com HIV diagnosticadas, sendo 90% destas em tratamento, e 90% com carga viral indetectável). Durante o evento também foram apresentados os dados da estratégia inicial para distribuição do autoteste de HIV no SUS.
Representantes da Aladdiv, Argentina, Chile, Estados Unidos, Austrália e Canadá, que participaram do evento, visitaram as instalações do Ministério da Saúde e conheceram as políticas de diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites virais, principalmente em relação ao uso dos testes rápidos e autoteste de HIV.
A Aladdiv foi criada após o II Workshop Internacional, em 2012, a partir da Carta de Brasília, com o objetivo de uma entidade sem fins lucrativos que adota políticas e garantias de acesso a testes de diagnóstico em toda a América Latina.