DIREITOS HUMANOS

Câmara aprova projeto de lei que anula avaliação pericial das PVHIV aposentadas por invalidez

Proposta conhecida por Lei Renato da Matta foi aceita por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania e segue para sanção presidencial

13.12.2018 - 22:33
04.11.2022 - 10:43

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 10519/2018 (também conhecida por Lei Renato da Matta) do senador Paulo Paim (PT-RS), que pede a anulação da avaliação das pessoas vivendo com HIV aposentadas por invalidez e que recebem auxílio-doença da Previdência Social. Na Câmara, o relator foi o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

A medida altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para dispensar de reavaliação pericial à pessoa com HIV/aids aposentada por invalidez. A avaliação das pessoas com HIV colocava em risco a aposentadoria de quem já a recebe há mais de dez anos e com idade acima de 50 anos.

Para o presidente da Articulação Nacional de Saúde e Direitos Humanos (ANSDH), Renato da Matta, a aprovação da proposta é um avanço na luta das pessoas vivendo com HIV no Brasil que já haviam conquistado o direito de se aposentar. “É uma vitória para as pessoas que já enfrentam o estigma da doença e que ainda precisavam comprovar que não estavam capacitadas para atuar ou voltar ao mercado de trabalho”, afirmou.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST. Do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI), Adele Benzaken, o projeto corrige-se uma injustiça às pessoas vivendo com HIV. “No início da epidemia as pessoas, ao receberem o diagnóstico de aids, eram imediatamente aposentadas. Seria desumano exigir que essas pessoas tivessem que voltar a trabalhar após afastadas há tanto tempo”, disse.

Para o relator da proposta, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), “a proposta atenta-se para o princípio da dignidade da pessoa humana, expresso na Constituição Federal, ao estabelecer salvaguarda aos portadores do HIV/aids que sofrem com o estigma social e a discriminação e são, frequentemente, tratados com desrespeito, desconfiança ou medo.”

Agora, a proposta segue para sanção presidencial, desde que não haja recurso para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCITags: pvhiv