Brasil e China assinam marco de cooperação em saúde pública
Documento estabelece diretrizes para a parceria entre os dois países
Um marco de cooperação – estabelecendo diretrizes para a parceria entre China e Brasil – foi assinado nesta quarta-feira (1/11), durante a primeira reunião da Subcomissão de Saúde da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). O encontro foi realizado na Cúpula Mundial de Hepatites que está ocorrendo nesta semana em São Paulo.
A cooperação no campo da saúde pública foi estabelecida entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o CDC China. “O governo brasileiro espera que as discussões de hoje possam resultar em uma agenda concreta e positiva de atividades para os próximos anos”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
O ministro fez menção à recente visita do presidente Michel Temer à China, em setembro, em que foi assinado um Plano de Ação em Saúde para o período de 2018 a 2020. “As atividades decorrentes desse Plano certamente serão tema de nossas reuniões nesta Subcomissão de Saúde”, disse – acrescentando que “a partir de hoje, possuímos um fórum estabelecido e um plano consistente para avançarmos em uma agenda de atividades práticas de cooperação”.
Na pauta da reunião, três temas de interesse de ambos os governos: prevenção e controle de doenças; medicina tradicional chinesa; e pesquisa e desenvolvimento.
“Compartilhamos com a China nossas iniciativas no âmbito da prevenção combinada”, disse a diretora do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais (DCCI) do Ministério da Saúde, Adele Benzaken. “Como a China é um dos poucos países do mundo a produzir o insumo básico para a penicilina, esperamos que essa colaboração possa facilitar não só a troca de experiências mas também a importação dessa matéria prima”, completou.
A Cúpula Mundial de Hepatites Virais (#HepSummit2017) está sendo realizada em São Paulo até sexta-feira (3/11). Saiba mais em: http://www.worldhepatitissummit.org/.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV