Início »
Noticias »
Senado aprova dispensa de avaliação às pessoas com HIV para efeito de aposentadoria
DIREITOS HUMANOS
Senado aprova dispensa de avaliação às pessoas com HIV para efeito de aposentadoria
Projeto foi aprovado por unanimidade e impede que aposentados corram risco de perder aposentadoria
04.04.2018 - 12:57
última modificação:
04.11.2022 - 10:45
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, por unanimidade, a anulação da avaliação das pessoas vivendo com HIV aposentadas por invalidez que recebem auxílio-doença da Previdência Social. A votação do projeto de lei nº 188/2017, do senador Paulo Paim (PT-RS), realizada na quarta-feira (4), teve como relator Romário Faria (Podemos-RJ).
O Projeto de Lei recebeu manifestações favoráveis dos senadores Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Marta Suplicy (PMDB-SP), Regina Souza (PT-PI) e Hélio José (PROS-DF). Paulo Paim (PT-RS) lembrou o empenho do Presidente da Articulação Nacional de Saúde e Direitos Humanos (ANSDH), Renato da Matta, que encampou a luta em prol das pessoas com HIV já aposentadas. “Quero dizer que Renato da Matta foi o grande articulador desse projeto. Simbolicamente, vamos homenageá-lo no plenário”, destacou. Em março, a ANSDH pediu ao Ministério Público a imediata suspensão das convocações às pessoas vivendo com HIV e aids, independentemente do código de sua aposentadoria. O Ministério da Saúde também emitiu um parecer técnico respaldando a demanda do movimento social de pessoas que vivem com HIV e destacou a relevância do projeto do senador Paulo Paim.
A medida de exigir a avaliação das pessoas com HIV colocava em risco a aposentadoria de quem já a recebe há mais de dez anos e com idade acima de 50 anos. Para a diretora do DIAHV, Adele Benzaken, a aprovação da medida é a correção de uma injustiça e garante a manutenção dos direitos das pessoas vivendo com HIV. "Há mais de 30 anos, não havia tratamento e as pessoas ficavam incapacitadas para o mercado de trabalho. Temos pessoas vivendo com HIV há mais de 20 anos e aposentadas por todo esse período. Então, no caso da reavaliação, essas pessoas teriam que voltar ao mercado de trabalho estando afastadas há tanto tempo”.
Como tem votação terminativa na CAS, a proposta pode seguir para análise da Câmara dos Deputados se não for apresentado recurso para que seja votada pelo Plenário do Senado.
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI