Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids: Pais e Filhos - 1999

Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids: Pais e Filhos - 1999
Data da campanha: 
1999

 

Em 1999, o Brasil foi escolhido como país sede para o lançamento da Campanha Mundial. Em uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da República, do Ministro da Saúde e do Diretor Executivo do UNAIDS, Peter Piot, foi definido que, em todo mundo, as crianças e os jovens deveriam ser considerados populações prioritárias para a prevenção à aids, e que o diálogo é o melhor instrumento na defesa dos jovens contra a epidemia. "Escute, Aprenda e Viva": este foi o lema escolhido pelo UNAIDS. 

A campanha "Escute, Aprenda e Viva sem Aids" contou com diversas ações de intervenção possibilitadas pela mobilização nacional em torno da data. Entre as principais, destacou-se mensagem veiculada em TV, spot de rádio, cartaz e dois grandes shows. 

O primeiro, realizado no Sul - região onde a epidemia mais cresce no país -, na cidade de Curitiba, PR, contou com a participação solidária de diversos artistas de renome nacional, público aproximado de 15.000 pessoas e duas retransmissões nacionais pela Rede Nacional da TV Educativa. O segundo espetáculo aconteceu na Rocinha, maior favela do Rio de Janeiro, marcando o início de um projeto que realiza, mensalmente, shows de promoção da saúde e divulgação de ações preventivas em diferentes favelas da cidade, com distribuição de preservativos e fôlderes informativos. Em ambos os eventos, foi dado especial destaque às mensagens de prevenção em DST/aids.