Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids: Discriminação e Preconceito - 2003

Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids: Discriminação e Preconceito - 2003
Data da campanha: 
2003

 

O tema deste ano para o Dia Mundial de Luta contra a Aids é "Discriminação e Preconceito". A campanha do Ministério da Saúde é pautada pela mobilização social, envolvendo todo o país no combate à epidemia. 

Ao completar 20 anos de resposta à aids, o Brasil chega a 2003 com a data de 1º de Dezembro consolidada, sendo a principal pauta de todos os veículos de comunicação. Com esse espírito, todos os esforços foram empreendidos para apoiar e convocar para a mobilização os estados, municípios e a sociedade civil, em ações que vão de dezembro a março de 2004, mostrando o engajamento de todos para vencer o preconceito. 

Entre as diversas ações programadas para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, estas são as principais:

  • COLCHA DA SOLIDARIEDADE: crianças e adolescentes de vários estados do Brasil participaram da construção de uma colcha de 6.000 metros quadrados, que será estendida na Praça dos Três Poderes no dia 1º de Dezembro, em solenidade que contará com a presença do Ministro da Saúde, Humberto Costa, representantes da sociedade civil e trezentos estudantes representando todos os que contribuíram para a confecção da colcha.   
  • LANÇAMENTO DA MÚSICA AMOR CUIDADO: considerado o Hino de Solidariedade para este 1º de Dezembro, composto Wagner Tiso e Caique Botkai, com letra de Elisa Lucinda e interpretado por Chico Buarque, Lenine, Fernanda Abreu e vários outros importantes artistas brasileiros e de outros países de língua portuguesa. A música já está sendo executada em centenas de rádios em todo o país e o jornal O Globo irá disponibilizar o CD em suas próximas edições. O lucro da venda dos CDs será doado a instituições que trabalham com aids.   
  • SAMBA-ENREDO DA GRANDE RIO: "Camisinha: pecado é não usar". Esse tema marca os vinte anos de combate à epidemia em uma das manifestações mais populares do país - o Carnaval. Você já pode saber mais sobre o samba-enredo visitando a página da Grande Rio.  
  • LANÇAMENTO DO SELO LUTA CONTRA O HIV/AIDS: também no dia 1º, passa a estar disponível nas agências dos correios de todo o país o selo LUTA CONTRA O HIV/AIDS, com tiragem de 4.000.000 de exemplares e arte de Darlan Rosa.   
  • SEMINÁRIO 20 ANOS DE AIDS - DESAFIOS E PROPOSTAS: São Paulo, berço do primeiro Programa Estadual de Aids - e um dos marcos do início da luta contra a epidemia -, será palco de uma discussão aprofundada sobre os principais obstáculos e possíveis soluções em relação à epidemia. No evento, também será lançado o VÍDEO 20 ANOS DE AIDS, que conta um pouco a história da resposta brasileira e que será distribuído em todo o país.