Campanha de Carnaval: Vista-se - 2005

Campanha de Carnaval: Vista-se - 2005
Data da campanha: 
2005

 

1. O que é o VISTA-SE?

Trata-se de uma marca, um "selo", que irá assinar todas as peças de promoção ao uso do preservativo produzidas pelo Ministério da Saúde e seus parceiros. As ONG, as empresas da iniciativa privada e outras instituições governamentais podem aplicar a marca em seus materiais de prevenção. 

2. Por que criar uma marca? 

Essa é uma estratégia de comunicação bastante utilizada por vários motivos, mas três se destacam:

  1. Aumento do recall, ou aumento da lembrança espontânea da mensagem. Se todas as campanhas de promoção ao uso do preservativo tiverem a mesma assinatura (do Ministério e de seus parceiros), o público, além da mensagem da campanha, terá também uma referência de identidade, atribuindo todas as ações a um mesmo conjunto, uma mesma ideia, um mesmo objetivo.  
  2. A força do símbolo como elemento de comunicação. Com o tempo e com a insistência em sua exposição, o símbolo do VISTA-SE pode tomar o lugar da mensagem "use sempre camisinha". O entendimento de um símbolo é mais rápido, mais objetivo e direto, além de possibilitar outras aplicações de visibilidade, fora da mídia convencional.   
  3. A capacidade de mobilização. A maioria das pessoas concorda que é importante o uso frequente da camisinha, mas não sabe o que fazer a respeito. O símbolo do VISTA-SE possibilita que essas pessoas expressem essa ideia (use camisinha) de forma ordenada e, portanto, mais eficiente.

3. Por que o foco no preservativo masculino? 

É o produto mais comum no mercado, é o foco de distribuição gratuita das ações do Ministério e o homem ainda é o maior consumidor de preservativos no país. Para o homem, a frase VISTA-SE é entendida como um comando, para a mulher, a mesma frase é traduzida como discurso - uma mulher com a camiseta do VISTA-SE transmite uma mensagem para os homens e mostra que sabe a importância do uso do preservativo. 

4. Como foi elaborada a campanha? 

Com a participação de diversos parceiros: sociedade civil, representantes de universidades, agências internacionais e outras instâncias do governo. Além disso, as opções de campanha apresentadas pela agência de publicidade do Ministério foram pré-testadas junto ao público-alvo da campanha. O filme escolhido e a filosofia do VISTA-SE foram apresentados para formadores de opinião e muitos deles (atores, músicos, etc.) emprestaram sua imagem à campanha, de forma gratuita. 

5. Saiba um pouco mais dos hábitos do brasileiro de 15 a 54 anos em relação ao uso da camisinha:

  • 52% já receberam ou pegaram preservativo de graça - a maioria em postos de saúde e durante o carnaval;
  • 96% sabem que o preservativo é a melhor maneira de evitar a transmissão do HIV nas relações sexuais.
  • 25% usam o preservativo regularmente, em qualquer parceria.
  • 67% afirmam ter usado o preservativo em sua última relação eventual.

Por que o brasileiro não usa o preservativo?

  • 45,8% - porque a última relação foi com o cônjuge.
  • 11,5% - porque confiam no parceiro.
  • 11,4% - porque têm parceria fixa.
  • 8,8% - porque não gosta ou o(a) parceiro(a) não gosta.
  • 6,3% - porque não tinha na hora da relação.
  • 4,3% - porque "não precisa".
  • 3,6% - porque não quis.

6. Downloads: 

Coordenações estaduais e municipais de DST e Aids, Secretarias de saúde e outros órgãos do governo interessados em reproduzir o material de carnaval ou instituições e pessoas físicas interessadas em apoiar o VISTA-SE podem entrar em contato com Myllene, Isabela ou Leonardo no seguinte número: (61) 448 8018  ou pelos e-mails: leonardo.mitsuru@aids.gov.brmyllenem@aids.gov.br ouisabelaf@aids.gov.br

Veja aqui quem está participando.