Início »
Noticias »
SVS participa do lançamento da Rede Brasileira de Enfermagem por um Brasil livre da Tuberculose
TUBERCULOSE
SVS participa do lançamento da Rede Brasileira de Enfermagem por um Brasil livre da Tuberculose
A Rede prevê a atuação de profissionais de enfermagem no enfrentamento à doença que atingiu mais de 73 mil brasileiros em 2019
09.10.2020 - 15:21
última modificação:
04.11.2022 - 10:44
O diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), Gerson Pereira, participou na terça-feira (29/09) d o lançamento da Rede Brasileira de Enfermagem por Um Brasil Livre da Tuberculose (Rede Enf TB). Na ocasião, foi realizada reunião online com profissionais de enfermagem e especialistas, com a participação do diretor do DCCI, Gerson Pereira, do coordenador-geral da Rede Enf TB, Fernando Sanches, da coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de Minas Gerais, Maira Veloso, e da diretora de projetos em tuberculose do International Council of Nurses (ICN), Carrie Tudor.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Tuberculose do Ministério da Saúde publicado em março de 2020, foram registrados 73.864 mil casos novos da doença no Brasil. A taxa de mortalidade caiu cerca de 8% na última década. Foram 4.881 mortes em 2008, contra 4.490 em 2018.
“O Brasil só irá reduzir a taxa de incidência de tuberculose se contarmos com vários profissionais de saúde para diagnosticar e realizar a atenção e tratamento da tuberculose. Trabalhar com a enfermagem significa que teremos real possiblidade de reduzir os casos da doença no país. A implantação da Rede vai colaborar para diminuirmos o número de casos e de mortes, principalmente relacionados à coinfecção da tuberculose com HIV”, afirmou Gerson Pereira. “A Rede pode contar, desde já, com o apoio da SVS e do Ministério da Saúde para os trabalhos que serão realizados daqui para frente. Estamos juntos nessa parceria”, ressaltou o diretor do DCCI.
O coordenador-geral da Rede Enf TB, Fernando Sanches, apresentou as etapas de construção da Rede Enf TB, uma instância independente, com membros voluntários, destacando o propósito da iniciativa em valorizar e fortalecer o papel da enfermagem no enfrentamento da tuberculose no Brasil. “A enfermagem participa da luta contra a tuberculose e tem esse objetivo comum de eliminar a doença no Brasil. A rede surge com a força de levantar discussões técnicas, mobilizar de forma contínua e fomentar um ambiente em que profissionais dialoguem com seus pares sobre o seu cotidiano e sobre as atividades que os norteiam”, disse.
O protagonismo da enfermagem em ações estratégicas em tuberculose na atenção primária à saúde e na coordenação de programas de controle da doença em Minas Gerais foi o tema discutido por Maira Veloso. Já Carrie Tudor expôs os aspectos relacionados à saúde ocupacional dos profissionais envolvidos no enfrentamento da tuberculose no mundo, além de debater questões envolvendo a saúde do trabalhador durante a pandemia da Covid-19.
Típo da notícia: Notícias do DCCI