CURSOS

Aberta inscrição para programa de manejo da tuberculose na atenção primária

O programa é auto instrucional e tem como objetivo oferecer aos alunos as habilidades necessárias para realizar todas as etapas do manejo clínico e controle da tuberculose

21.07.2020 - 19:09
04.11.2022 - 10:44

Ministério da Saúde e UNA-SUS lançam programa de formação modular sobre manejo da tuberculose na atenção primária à saúde. Composto por cinco micro cursos independentes voltados para profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde, o programa é auto instrucional e tem como objetivo oferecer aos alunos as habilidades necessárias para realizar todas as etapas do manejo clínico e controle da tuberculose em pessoas com diferentes especificidades no contexto social e modo de vida, entre as quais, população privada de liberdadepessoas com coinfecção TB-HIVpopulação em situação de ruapopulação indígena e população geral. O curso, desenvolvido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, em parceria com as Secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e a Escola de Governo da Fiocruz Brasília, oferece ainda uma ferramenta inicial em que o participante pode conhecer melhor o perfil epidemiológico da tuberculose do seu município, assim como das populações especiais abordadas.

Para Denise Arakaki, coordenadora geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (CGDR) do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e IST (DCCI/SVS), o programa facilita o acesso dos profissionais de saúde à informação e permite o alcance de um número praticamente ilimitado de alunos, onde quer que eles estejam.

“A CGDR espera que profissionais de áreas remotas ou que trabalham com populações de difícil acesso ou com abordagem complexa, como é o caso das populações indígenas ou privadas de liberdade, possam ao final do curso melhorar suas práticas e com isso, melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela tuberculose”, ressalta Denise Arakaki.

Os profissionais matriculados e aprovados receberão certificados em cada curso concluído. A conclusão dos cinco cursos dará direito ao certificado de quarenta e cinco (45) horas correspondentes ao programa completo.

Saiba mais aqui.

Típo da notícia: Notícias do DCCI