DCCI lança conteúdo on-line e exclusivo da campanha Indetectável
Fotos, vídeos e depoimentos, trazem os relatos de pessoas que estão conseguindo controlar o HIV por meio da adesão ao tratamento
O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde lança no seu site conteúdo dedicado a campanha Indetectável (lançada em novembro de 2018). O espaço online conta, por meio de vídeos, fotos e relatos, as histórias de vida de 13 pessoas que vivem com vírus, com carga viral indetectável no organismo. O conteúdo está acessível no endereço www.aids.gov.br/indetectavel.
A ideia é oferecer um conteúdo exclusivo sobre o tema, com intuito de entregar uma experiência singular para o internauta. O objetivo é informar e provocar a reflexão sobre o viver com o HIV/aids.
Todos os personagens contam em suas histórias de como receberam o diagnóstico, a luta pela aceitação e as dificuldades para aderirem ao tratamento e como estão conseguindo superar o estigma e o preconceito que ainda rondam o vírus. Alguns vivem com o vírus há quase 30 anos.
Todos possuem ótima adesão ao tratamento antirretroviral e por isso estão com a carga viral indetectável no organismo, o que os permite levar suas vidas trabalhando, namorando, fazendo planos. Estar indetectável é uma condição alcançada através do uso correto dos medicamentos antirretrovirais que faz com que as pessoas vivendo com HIV/aids alcancem a chamada “carga viral indetectável”.
Evidências científicas demonstram que além da qualidade de vida, a condição de se estar indetectável impede a transmissão do HIV por via sexual.
Essa é uma condição transformadora: para quem vive com o vírus, porque significa que a infecção está controlada e que os sonhos e planos para o futuro não precisam ser interrompidos e que a vida pode seguir com esperança.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV