Seminário debate 10 anos de processo transexualizador no SUS
Evento discute ações estratégicas para pessoas trans e presta homenagem ao psicólogo e escritor João W. Nery, primeiro homem trans do Brasil.
O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (DCCI/SVS), em parceria com o Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET/SAS) e o Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social (DAGEP/SGEP) e o Ministério dos Direitos Humanos, por meio de sua Diretoria de Promoção dos Direitos LGBT, promove o seminário “João W. Nery – 10 anos do Processo Transexualizador no SUS”, que será realizado no dia 11/12, a partir das 14h30, e 12/12, a partir das 9h, na Fiocruz em Brasília (Avenida L3 Norte, UnB – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A).
O evento irá debater sobre o programa instituído em 2008 e pauta as ações necessárias para o avanço do processo transexualizador na perspectiva dos usuários do SUS, as estratégias em saúde para pessoas trans em diferentes pontos das Redes de Atenção à Saúde, como prevenção combinada do HIV e cuidado integral e contínuo de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Durante o seminário será elaborado um documento plural - com a contribuição dos participantes - que conterá recomendações para o trabalho com pessoas trans em serviços do processo transexualizador, serviços de HIV/aids e outras IST e outros pontos das Redes de Atenção à Saúde.
O seminário também homenageia João W. Nery, psicólogo e escritor, considerado o primeiro homem trans do Brasil e árduo defensor dos direitos das pessoas trans.
O evento é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pela internet pelo endereço: http://mediacenter.aids.gov.br/
Acesse aqui a programação do seminário
ENTENDA - A saúde de pessoas trans no Brasil é marcada pela trajetória de forte inserção no controle social. O primeiro local do Ministério da Saúde (MS) a dialogar diretamente com o movimento social de pessoas trans foi o Programa Nacional de DST/Aids. Fruto desta interlocução, foi instituído no Brasil, em 2004, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado, desde então, todo 29 de janeiro.
As pessoas trans passaram, então, a dialogar com diversas áreas do MS, que instituiu em 2008, o processo transexualizador no Sistema Único de Saúde, com sua ampliação e atualização ao longo destes dez anos.
Serviço:
Seminário João W. Nery: 10 anos do Processo Transexualizador do SUS
Dias 11 e 12 de dezembro de 2018, Auditório da Fiocruz Brasília (Av. L3 Norte, Campus da UnB).
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV