PARCERIA

Delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai visitam serviços de saúde que oferecem PrEP em SP

Foram visitados o Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids de São Paulo e o Centro de Testagem e Aconselhamento de Santo Amaro

03.12.2018 - 16:59
04.11.2022 - 10:43

Delegações de Argentina, Paraguai e Uruguai visitaram em São Paulo os serviços técnicos de saúde que oferecem a Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV (PrEP), em ação organizada pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) com apoio da apoio Assessoria de Assuntos Internacionais do Gabinete do Ministro, das Coordenações estadual e municipal de DST/Aids de São Paulo e da OPAS Sub-regional América do Sul, que financiou a participação de três técnicos de cada país. Os escritórios da OPAS na Argentina, no Brasil e no Paraguai também enviaram um representante.

Foram visitados o Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids de São Paulo (serviço de saúde estadual) e o Centro de Testagem e Aconselhamento de Santo Amaro (serviço de saúde municipal) nos dias 26 e 27 de novembro. Também estiveram presentes no primeiro dia pesquisadores dos projetos Combina e ImPrEP – estudos que têm fornecido importantes evidências científicas para a adoção dessa importante tecnologia de prevenção do HIV pelo SUS.

A ideia de visitar serviços que oferecem PrEP no Brasil surgiu na reunião deste semestre da Comissão Intergovernamental de HIV/Aids do Mercosul (CIHIV), instância que se reúne todo semestre no país que está na Presidência Pro Tempore do bloco, para discutir os avanços e desafios das respostas nacionais ao HIV. O Brasil foi o pioneiro na região a oferecer a PrEP e os países vizinhos têm interesse em implementá-la futuramente.

A realização dessa atividade possibilitou ao DCCI e aos serviços de saúde de São Paulo visitados compartilharem as experiências de implantação da PrEP no Brasil, bem como os desafios ainda a superar, provendo, assim, subsídios para os países iniciarem o planejamento para a implementarem no futuro.

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI