Início »
Noticias »
Área de Laboratório apresenta balanço de atividades para comissão de avaliação externa de qualidade
AVALIAÇÃO
Área de Laboratório apresenta balanço de atividades para comissão de avaliação externa de qualidade
Para 2018, a perspectiva é trabalhar em conjunto com a gestão da qualidade local
13.03.2018 - 08:53
última modificação:
04.11.2022 - 10:41
Balanço das atividades realizadas em 2017 e o planejamento para as novas avaliações de 2018 estiveram na pauta da reunião da Área de Laboratório do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI) com a comissão assessora do Programa de Avaliação Externa de Qualidade (AEQ), na quarta-feira (7).
Em 2017, a área de Laboratório apresentou o balanço do cronograma previsto e a publicação de artigo científico sobre a AEQ de exames de contagem de linfócitos T CD4+. Já para 2018, a a perspectiva é trabalhar em conjunto com a gestão da qualidade local, com a melhoraria da qualidade nas fases pré e pós-analítica e melhorar o acesso aos painéis de proficiência pelos laboratórios de fronteira.
Participam do programa 93 laboratórios de saúde pública executores de exames de quantificação da carga viral para o HIV, hepatite B e hepatite C e 93 instituições executoras do exame de contagem de linfócitos T CD4+. A AEQ também avalia os serviços contratados de exames de genotipagem do HIV e da hepatite C e tipificação do HLA, além da qualidade de execução dos testes rápidos, distribuídos para mais de 36 mil instalações de cuidados primários.
A Avaliação Externa de Qualidade tem como objetivos identificar os primeiros sinais de fragilidades dos laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios e guiar ações corretivas com brevidade. O foco é garantir a qualidade e homogeneidade dos serviços prestados aos usuários do SUS em qualquer parte do território nacional.
Participaram da reunião a coordenadora do Programa AEQ da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dra. Maria Luiza Bazzo; Dra. Renata Rudolf, da UFSC; Dra. Monica B. Arruda e Dra. Diana Mariani, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Dra Lia Laura Lewis Ximenez de Souza Rodrigues, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ); Dra Milena Karina Colò Brunialti, da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp); e técnicos da área de laboratório do DCCI.
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI