Comitê Técnico revisa Protocolo Clínico de Hepatite C - 2018
As diretrizes visam ampliar o tratamento para todos os pacientes
O Comitê Técnico Assessor para o controle das hepatites virais reuniu-se na sexta (12/01) no DCCI para atualizar o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas de Hepatite C – 2018, que visa a ampliação do acesso ao tratamento a todos os pacientes, independente do grau de lesão hepática, assim como a inclusão de dois novos medicamentos para hepatite C. O documento será apresentado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) no 1 de fevereiro e, após a aprovação, será submetido à consulta pública para manifestação da sociedade civil.
Na reunião, a diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV, Aids e das Hepatites Virais, Adele Benzaken, apresentou o Plano de Eliminação das Hepatites Virais, e frisou a importância de pôr em prática a estratégia de eliminação da hepatite C.
Em seguida, Adele expôs o panorama da Hepatite C no país, assim como as estratégias preconizadas pela OMS que estabelece a redução de novas infecções em 90% e de mortalidade em 65%. E estabelece várias estratégias, que consistem na avaliação da situação epidemiológica, ampliação do diagnóstico e tratamento, estabelecimento de linha de cuidado, e sustentabilidade do programa que visa a eliminação das hepatites virais.
A diretora realçou que a hepatite C é conhecida como epidemia silenciosa e muitas ainda não sabem que têm a doença. A hepatite C afeta aproximadamente 700 mil pessoas no Brasil, e é a maior causa de óbito entre as hepatites virais, sendo responsável por maior parte do número de transplante hepático no país. Segundo Adele, a proposta de plano segue as recomendações da OMS que visa eliminar a hepatite C até 2030. “Essa iniciativa, tem como maior desafio a ampliação do diagnóstico e do tratamento para todos, bem como a melhoria da vigilância epidemiológica para alcançarmos a meta de eliminação”.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV