DIA MUNDIAL

Curitiba realiza testagem de HIV em praça pública

A ação de prevenção ocorreu no Dia Mundial de Luta contra Aids, 1º de dezembro, em Curitiba

07.12.2017 - 18:17
04.11.2022 - 10:40

Ação de testagem rápida de HIV realizada na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, neste 1º de dezembro, data do “Dia Mundial de Luta contra Aids”, recebeu a visita da diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV e das Hepatites Virais (DCCI), Adele Benzaken.

Segundo a diretora do DCCI, este ano, diferente dos anteriores, os avanços na luta com o HIV foram demonstrados com o aumento e a ampliação da testagem. “O que se observa é uma maior detecção de casos de infecção HIV e com isso mais pessoas entraram e tratamento. Importante dizer que a qualidade do pré-natal foi reconhecida neste “Dia Mundial de Luta contra a Aids” com a certificação de Curitiba como o primeiro município do país a eliminar a transmissão vertical do HIV”.

A coordenadora municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Liza Bueno Rosso, explica a ação na praça: “Oferecemos ações de orientações de promoção à saúde, de prevenção, estamos fazendo o teste do fluído oral para o HIV”. Em média é realizado em torno de 130 testes rápidos em um dia, segundo Liza.

O Coordenador estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, Francisco Carlos, ressalta que o Paraná prioriza ações como essa: “a gente vem até onde o povo está para oferecer o teste rápido de HIV. Hoje é só teste de HIV. Mas fazemos também os testes rápidos para outras IST. Muita gente vem se testar voluntariamente e procuram saber sobre a sua sorologia”.

A ação envolve também várias organizações da sociedade civil. O Padre Danilo Vitor Pena, da Pastoral da Aids, enfatiza a presença da entidade nas ações de testagem rápida: “É fundamental essa parceria da igreja junto com o estado nas ações que procuram olhar para o resgate da cidadania e da dignidade das pessoas soropositiva. Para nós é fundamental estar junto nessas ações, principalmente na questão da testagem, que é também uma das bandeiras que nós levantamos junto das articulações do nosso plano de ação pastoral”.

Outra organização da sociedade civil presente nas ações de prevenção é a Associação Fênix. O representante da entidade, Douglas Silva, enfatiza que é importante a participação de todas as ONGs nas ações de luta ao HIV/Aids: “São os esforços que se somam pra que a gente consiga avançar mais ainda na resposta ao combate ao HIV”.

“Vamos mostrar para o pais que é possível termos uma geração livre do HIV, controlando a transmissão vertical”, afirmou a diretora do DCCI Adele Benzaken.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI