LOGÍSTICA

Paraná e Bahia trocam experiências sobre gerenciamento de distribuição de antirretrovirais

Encontro – que será realizado na capital baiana – integra série de encontros iniciada há dois meses

06.12.2017 - 16:32
04.11.2022 - 10:40

 

[node:title]Há dois meses, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde vem promovendo uma intensa troca de experiências sobre o gerenciamento da cadeia de suprimentos de antirretrovirais (ARV), a fim de tonar mais homogênea a logística de distribuição desses medicamentos no país. A proposta surgiu a partir de uma Capacitação no Processo de Ressuprimento e Distribuição de Medicamentos Antirretrovirais realizada nos últimos dias 25 e 26 de setembro, em Curitiba. Nesta quarta (6/12) e quinta-feira (7/12), é a vez da Coordenação Estadual de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Estado da Bahia receber a visita, em Salvador (BA), de técnicos da Coordenação Estadual de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Estado do Paraná.

Até agora – além de Bahia e Paraná –, os encontros sobre o fluxo logístico dos medicamentos reuniram Pará e Pernambuco; Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro (município); Rio Grande do Sul e Goiás; e Roraima e Rio de Janeiro (estado). Outros estados serão contemplados no ano que vem.

Entre os tópicos abordados nos encontros estão a identificação de aspectos positivos e dificuldades no processo de abastecimento dos antirretrovirais (incluindo questões estruturais, econômicas, políticas, de gestão da informação e do uso do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos/Siclom) nos dois estados que protagonizam cada reunião; a apresentação do mecanismo de gerenciamento logístico do estado do facilitador (dos técnicos que estão visitando os estados); e a identificação e discussão de sugestões para os problemas identificados em ambos os estados envolvidos, com proposição de possíveis encaminhamentos.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI