HEPSUMMIT2017

Público lota primeira sessão da Cúpula Mundial das Hepatites para conhecer iniciativas nacionais rumo à eliminação

Ao todo, 11 representantes ministeriais compartilharam conquistas e desafios

02.11.2017 - 16:11
04.11.2022 - 10:40

 

Na última quarta-feira (1/11), a primeira sessão da Cúpula Mundial de Hepatites reuniu 11 representantes ministeriais para compartilhar suas conquistas na implementação de iniciativas para ajudar a alcançar eliminação até 2030 – grande mote do evento. Em “Tornando a Eliminação uma Realidade”, Brasil, China, Egito, Geórgia, Lesoto, Malta, Mongólia, Paquistão, Sudão, Síria e Uganda – além da Austrália, por vídeo – enumeraram conquistas e desafios rumo ao cumprimento da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Cúpula Mundial de Hepatites está sendo realizada em São Paulo até sexta-feira (3/11).

“Apesar de todos os avanços que estamos vendo no enfrentamento às hepatitis virais, há muitas e muitas pessoas ainda aguardando na fila para receber testagem e tratamento”, disse Gottfried Hirnschall, diretor do Departamento de HIV/Hepatites da OMS, que presidiu a sessão ao lado da brasileira Raquel Peck, diretora executiva da Aliança Mundial contra as Hepatites (World Hepatitis Alliance/WHA). 

Hirnschall comemorou o fato de já haver, ao redor do mundo, 82 planos de ação nacionais para a eliminação do agravo – em uma clara demonstração do crescente compromisso global para esse fim. De acordo com o diretor, no entanto, falta a esses países, muitas vezes, o suporte financeiro concreto para o cumprimento desses planos. Segundo ele, a hora é de implementar, de fato, a Estratégia Global do Setor de Saúde (GHSS) da OMS sobre as hepatites virais e seus cinco focos estratégicos: informação visando a ação direcionada; intervenções visando o impacto; fornecimento visando o capital próprio; financiamento visando a sustentabilidade; e inovação visando a aceleração.

Hirnschall também elogiou a grande presença da sociedade civil no evento e no enfrentamento às hepatitis gerais em geral: “É assim que tem de ser”.
 
A sessão contou ainda com um contundente depoimento, em vídeo, do astro de Bollywood e Embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Amitabh Bachchan – que também reiterou seu apoio e seu compromisso de liderar a luta para eliminar as hepatites virais. 

COMUNIDADE GLOBAL – Mais de 900 delegados estão reunidos na Cúpula Mundial de Hepatites de São Paulo em torno de um objetivo comum: a eliminação das hepatites virais. A Cúpula, uma iniciativa conjunta entre a Aliança Mundial Contra as Hepatites Virais, a OMS e o governo brasileiro, reúne até o dia 3 de novembro pessoas vivendo com hepatites virais, formuladores de políticas, especialistas e representantes da sociedade civil de 110 países da comunidade global. 

Acompanhe a programação da Cúpula Mundial de Hepatites: 
www.worldhepatitissummit.org
www.aids.gov.br
 

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI