TRATAMENTO

Publicada atualização de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes

As recomendações do PCDT inovam a terapia antirretroviral e tornam o tratamento mais confortável.

05.09.2017 - 20:55
04.11.2022 - 10:40

[node:title]

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Manejo da Infecção pelo HIV em crianças e adolescentes foi atualizado. A medida inova a terapia antirretroviral para crianças acima de 2 anos.  A atualização foi autorizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, de acordo com a Portaria nº 31, publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (05).

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) traz recomendações sobre o melhor cuidado de saúde possível a crianças e adolescentes vivendo com HIV. Por isso, além das indicações medicamentosas e laboratoriais, o novo PCDT amplia os aspectos ligados ao cuidado, destacando a importância da assistência integral ao abordar temas como: a capacidade de diagnóstico, como e quando iniciar a terapia, as dificuldade de adesão ao tratamento e possíveis falhas na terapia antiretroviral.

As recomendações do Ministério da Saúde, contidas neste Protocolo, inovam a terapia antirretroviral (ARV), tornando o tratamento mais confortável, principalmente na fase inicial, em crianças maiores de 2 anos, em razão de desincorporar medicamentos tóxicos e incluir os inibidores da enzima integrasse (que inibe a replicação do vírus no corpo). Esta medida representa um grande avanço na área de pediatria, considerando que são limitadas as apresentações de medicamentos para esta faixa etária.

O PCDT cita ainda a Prevenção Combinada como estratégia preventiva. A abordagem, que conjuga opções  de intervenções biomédicas, comportamentais e estruturais, se mostra muito importante entre os jovens e adolescente. Faixa etária que apresenta aumento significativo na incidência da infecção pelo HIV. Por isso, informar sobre o início da atividade sexual, transmissibilidade do vírus, sexo seguro e prevenção da gravidez indesejada, entre outras, são ações imprescindíveis para fortalecer a confiança e melhorar a autoestima dos adolescentes e jovens que vivem com HIV, suas parcerias e familiares.

A proposta de atualização foi avaliada e recomendada pela Subcomissão Técnica de Avaliação de PCDT da CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS). Depois seguiu para consulta pública para efeito de análise e contribuições da sociedade civil e da comunidade científica.  A consulta pública, publicada no DOU, em 12 de maio deste ano, recebeu 25 contribuições entre 12/05/2017 a 02/06/2017.

A deliberação final da CONITEC aprovou por unanimidade a recomendação de atualização deste PCDT, em 08 de junho, sob registro de deliberação nº 265/2017.

Confira o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Manejo da Infecção pelo HIV em crianças e adolescentes aqui.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI