Representante da OPAS visita DCCI
Foram discutidos temas para melhoria da aquisição de ARV por meio de fundo estratégico
Em visita ao Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle do IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI), o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil Joaquin Molina se encontrou com a diretora Adele Benzaken. No encontro, foram discutidos temas para melhoria do processo de aquisição dos antirretrovirais para o HIV através do fundo estratégico.
A OPAS têm sido parceira do DCCI na aquisição dos medicamentos Efavirenz; Lamivudina; Nevirapina; 3 em 1 (Tenofovir + Lamivudina + Efavirenz 600mg); e Abacavir. “Alguns laboratórios têm feito entregas parceladas das compras efetuadas. Queremos eliminar isso, porque constitui-se um desafio na gestão logística dos medicamentos, tanto para nós quanto para os estados”, revela Benzaken. Molina se prontificou a agilizar ao máximo o processo de compra dos medicamentos feitos com a intermediação da OPAS.
Durante o encontro, também foi discutida ações conjuntas entre o DCCI e a OPAS para eliminação da sífilis congênita e do HIV. Entre elas, está a certificação dos municípios livres da transmissão vertical anunciada em outubro do ano passado. OPAS juntamente com outras agências das Nações Unidas é parceira do Ministério da Saúde nesse processo.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV